
Governadora Celina inaugura primeiro papa-entulho do Riacho Fundo
Unidade amplia rede do Serviço de Limpeza Urbana e oferece descarte gratuito de resíduos à população
Objetivo é construir progressivamente a autonomia dessas pessoas, com dignidade e atendimento humanizado
Inaugurada nesta quarta-feira (10), pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a primeira residência terapêutica destinada ao acolhimento de adultos com transtornos mentais graves e persistentes. O imóvel irá abrigar 10 mulheres pacientes egressas de internação de longa permanência em hospitais psiquiátricos sem moradia, suporte financeiro, social ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção social.
O objetivo é construir progressivamente a autonomia do indivíduo nas atividades da vida cotidiana, além de respeitar os direitos dos usuários como cidadão. Trata-se de uma estratégia de desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial pública e um complemento à rede extra-hospitalar, substituindo a internação de longa duração no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Presente na inauguração do espaço, a governadora em exercício Celina Leão destacou que a medida chega para dar dignidade e um atendimento mais humanizado a esses pacientes. “É um divisor de águas na atenção à saúde mental do Distrito Federal”, enfatizou. “É a primeira vez que temos uma casa totalmente preparada para receber essas pessoas, que estavam internadas nos nossos hospitais da rede pública, algumas há mais de anos”, completou.
“O governo desenvolve uma política pública robusta, seja através da construção de novos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), na contratação de novos profissionais para reforço do atendimento ou em entregas como essa residência terapêutica”, acrescentou a governadora em exercício.
Segundo a gestora, a implementação da residência terapêutica é mais um braço de atuação da saúde pública na área psicossocial. “O governador Ibaneis Rocha determinou um planejamento estratégico de todas as áreas da saúde e essa questão da saúde mental, especialmente, nos preocupa muito. Há um crescimento nos casos pós-pandemia muito agravante nessa área”, explicou.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirma que a expectativa é introduzir as pacientes já na próxima semana. A previsão é entregar também, nos próximos dias, uma segunda unidade de mesma capacidade dedicada ao acolhimento de pacientes do sexo masculino. A meta da pasta é chegar a 100 pessoas acolhidas em diferentes espaços e localidades.
“A partir do momento em que acolhemos e damos dignidade a esses pacientes, nós vamos permitir a quem procura nossos hospitais encontrar mais leitos disponíveis”, ressaltou. “É o fortalecimento da rede de assistência e atenção psicossocial, acompanhado pela construção e fortalecimento de novos Caps”, defendeu a titular da pasta.
Até sexta-feira (12), todos os profissionais contratados para a gestão da residência terapêutica serão capacitados. No local, os pacientes contarão com o apoio diário de cuidadores 24 horas, além de enfermeiro, auxiliar de enfermagem, cozinheiro e profissional de serviços gerais.
A oferta do serviço segue o previsto na Lei 10.216/2001, sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. “Aqui, essas pessoas irão conviver de forma doméstica em uma casa, seguindo uma rotina: vão dormir, acordar, tomar café da manhã, cozinhar, conversar, sair para o tratamento. É uma convivência comunitária supervisionada por cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros”, detalha a diretora de Serviços de Saúde Mental, Fernanda Falcomer.

Unidade amplia rede do Serviço de Limpeza Urbana e oferece descarte gratuito de resíduos à população

Durante entrega do Cepi Tamanduá Mirim, Celina Leão autorizou a construção de mais uma creche na Quadra 104 da cidade; investimento total nas duas unidades é de R$ 12,8 milhões

Ações integradas do GDF intensificam obras, recuperação de vias e limpeza urbana em diversas regiões da cidade, garantindo mais mobilidade, organização e qualidade de vida para a população

Abordagem está prevista para passar por 16 pontos na região administrativa
