BRASÍLIA

GDF inicia reforma das faixas de pedestre de Taguatinga

19 de agosto, 2025 | Por: Agência Brasília

Obra reforça segurança viária e atende a demanda da comunidade; equipes fazem fresagem e renovação da pintura

Recapeamento atende a demanda encaminhada pelos moradores da cidade | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Esta terça-feira (19) marcou o início da renovação de aproximadamente 12 faixas de pedestre na Avenida Comercial Sul, em Taguatinga. A ação faz parte do trabalho integrado do Polo Oeste do programa GDF Presente, em parceria com a administração da cidade, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF). O serviço começa com a fresagem e aplicação de massa asfáltica; após o tempo de cura, as faixas receberão nova pintura.

Segundo o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, a recuperação das faixas atende diretamente aos pedidos da população. “O GDF está realizando a fresagem nas faixas e pedestres em toda a extensão da Comercial Sul, porque não adianta pintar as faixas com asfalto velho”, afirma. “Ao final da obra, a sinalização feita pelo Detran vai garantir a comodidade não apenas dos motoristas, mas sobretudo dos pedestres que circulam pela nossa cidade.”

A Novacap participa da frente de trabalho com duas equipes, uma para retirar a capa asfáltica deteriorada e outra para recompor a massa no trecho das faixas de pedestre que receberão nova pintura. Segundo Walquiria Marra, chefe do Departamento de Regionais da companhia, a manutenção é feita em todas as travessias sinalizadas mapeadas pelo Detran. “Renovar as faixas de pedestre é segurança, é lidar diretamente com a vida”, aponta. “Quando temos uma faixa com pintura nova, mantemos a harmonia entre os veículos e as pessoas.”

Morador de Taguatinga, o empresário Davi Alves tem acompanhado a obra: “É importante para a segurança do pedestre. Quase não dava mais para ver as faixas, e muita gente atravessa no lugar errado, o que acaba gerando acidentes”

A fresagem teve início em frente ao Alameda Shopping, em uma obra que inclui as faixas na direção do Marista. “É por meio dessas parcerias que conseguimos dar suporte e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades que atendemos”, ressalta o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Rodrigo Caverna. “Nosso objetivo é fazer o governo acontecer na porta da casa de cada morador.”

Mais segurança

Para os moradores e frequentadores da região, a intervenção traz alívio. O vendedor Jurandir Augusto da Silva, 66, passa pela Avenida Comercial Sul todos os dias e descreve a obra como necessária: “É muito importante, porque a faixa tem que ficar visível para não causar acidentes. O pedestre começa a passar com mais segurança e não corre tanto perigo”.

O empresário Davi Juan Alves, 24, também elogia o trabalho: “Aqui em Taguatinga, uma cidade bastante movimentada, [a obra] é importante para a segurança do pedestre. Quase não dava mais para ver as faixas, e muita gente atravessa no lugar errado, o que acaba gerando acidentes”.

Além da reforma das faixas de pedestre, Taguatinga vem recebendo uma série de intervenções do GDF. Entre elas, a reforma completa do ginásio do Taguaparque, que será reaberto para a população; o recapeamento da QNM 38, que levou mais segurança e conforto aos moradores; e a recuperação de áreas públicas que ampliam as opções de lazer, mobilidade e segurança para quem vive na região.

Artigos Relacionados