Desse total, já cidade já recebeu 490 equipamentos; restante continua a ser distribuído pelos pontos principais da região
Cada um dos novos equipamentos tem capacidade para 50 litros de lixo | Foto: Divulgação/Administração do Guará
Por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Governo do Distrito Federal (GDF) vai instalar 600 novas lixeiras no Guará até o início de março. Já foram colocadas 490 unidades em locais de grande movimentação, e as 110 restantes seguem sendo distribuídas em diversos pontos.
Discretas e resistentes, as papeleiras – nome técnico do equipamento – têm capacidade para até 50 litros. Além de avenidas centrais no Guará I, já foram contemplados com a ação o Polo de Moda e as QEs 38, 40, 42 e 44.
“São equipamentos muito importantes, não só para manter a limpeza pública, mas também para diminuir os impactos climáticos no período chuvoso, como os alagamentos”, pontua o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho. “Quando o cidadão utiliza a lixeira, evita que os resíduos acabem nas bocas de lobo, provocando inundações que prejudicam tanto a população.”
A instalação é rápida, sendo executada em poucos minutos. A parte superior da papeleira, por onde o lixo é descartado, é presa a duas fitas de aço, que seguram a estrutura. Cada fita possui uma presilha que é fechada com um martelo. Após essa etapa, basta forrar a parte inferior da lixeira com um saco plástico adequado para armazenar os materiais descartados e prendê-la no encaixe.
Pintadas na cor cinza, as novas papeleiras são feitas de plástico, possuem o logotipo do SLU e são fixadas em postes, presas com uma alça metálica, ou em paredes. Cada uma possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com uma abertura de 31 cm x 9,5 cm para o descarte de objetos de pequeno porte.