
Roubos de veículos no DF tiveram queda de 14,6% em 2025
Crime pode ter redução acumulada de 85% em uma década

Espaço foi criado com o objetivo de democratizar o acesso a recursos avançados no setor para pesquisadores, servidores, startups e estudantes da capital
O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quarta-feira (6), o Laboratório Multiusuário de Inteligência Artificial (LIA). Trata-se de uma infraestrutura de computação de alto desempenho que visa a democratizar o acesso a tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) para pesquisadores, servidores públicos, startups e estudantes.
Laboratório será lançado na sede do BRB Lab, no Biotic | Foto: Divulgação/Secti-DF
O lançamento oficial será nesta quarta, às 18h, com solenidade na sede do BRB Lab, no Biotic. O LIA, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), é equipado com recursos computacionais de última geração, incluindo GPUs Nvidia H100 e capacidade de armazenamento. O espaço pretende oferecer ambiente colaborativo para desenvolvimento, teste e implementação de soluções de IA voltadas aos desafios do setor público, nas áreas de saúde, educação, segurança e outras.
A expectativa é que o laboratório viabilize mais de 50 projetos nos primeiros dois anos de operação, gerando economia estimada direta de mais de R$ 15 milhões em recursos públicos. É esperada a formação de um ecossistema robusto, com mais de 5 mil estudantes e profissionais especializados em IA aplicada ao governo.
O LIA compõe o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA-DF), criado em 2023. É um projeto executado pelo Instituto Hardware BR e desenvolvido em parceria com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e demais secretarias do DF.

Crime pode ter redução acumulada de 85% em uma década

Campo sintético, quadra de areia e parque infantil estão entre as próximas intervenções

Serviços de modernização da rede elétrica têm o objetivo de reforçar a segurança e a qualidade do fornecimento

Entre as unidades que registraram mais assistências estão a Central de Relacionamento com os Cidadãos e os Núcleos de Ceilândia e Samambaia
