
Outubro Rosa: Sesc-DF inicia campanha com exames e consultas gratuitas em Taguatinga
Ação fica até o dia 16 de outubro em frente ao JK Shopping, e depois segue para Planaltina; Quase 10 mil mulheres já foram atendidas nas três edições anteriores
Espaço foi criado com o objetivo de democratizar o acesso a recursos avançados no setor para pesquisadores, servidores, startups e estudantes da capital
O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quarta-feira (6), o Laboratório Multiusuário de Inteligência Artificial (LIA). Trata-se de uma infraestrutura de computação de alto desempenho que visa a democratizar o acesso a tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) para pesquisadores, servidores públicos, startups e estudantes.
Laboratório será lançado na sede do BRB Lab, no Biotic | Foto: Divulgação/Secti-DF
O lançamento oficial será nesta quarta, às 18h, com solenidade na sede do BRB Lab, no Biotic. O LIA, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), é equipado com recursos computacionais de última geração, incluindo GPUs Nvidia H100 e capacidade de armazenamento. O espaço pretende oferecer ambiente colaborativo para desenvolvimento, teste e implementação de soluções de IA voltadas aos desafios do setor público, nas áreas de saúde, educação, segurança e outras.
A expectativa é que o laboratório viabilize mais de 50 projetos nos primeiros dois anos de operação, gerando economia estimada direta de mais de R$ 15 milhões em recursos públicos. É esperada a formação de um ecossistema robusto, com mais de 5 mil estudantes e profissionais especializados em IA aplicada ao governo.
O LIA compõe o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA-DF), criado em 2023. É um projeto executado pelo Instituto Hardware BR e desenvolvido em parceria com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e demais secretarias do DF.

Ação fica até o dia 16 de outubro em frente ao JK Shopping, e depois segue para Planaltina; Quase 10 mil mulheres já foram atendidas nas três edições anteriores

Serão R$ 40 mil distribuídos em quatro categorias. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro.

Candidatos do PP e do PT foram os mais votados no 1º turno

Diplomacias alegam questão de segurança e Austrália cita terrorismo