
Projeto abre 100 vagas de qualificação profissional em Brazlândia
Iniciativa da Sedet-DF oferece cursos gratuitos nas áreas de cultivo, marketing e empreendedorismo rural, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade

68ª edição do programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) leva Na Hora, atendimentos da Polícia Civil, ações de saúde, capacitação, apoio às mulheres, famílias e proteção animal ao lado do Skate Parque
A população do Recanto das Emas recebe, nesta sexta-feira (30), das 9h às 16h, e no sábado (31), das 9h às 12h, a 68ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A ação será realizada ao lado do Skate Parque do Recanto, na Quadra 206, Área Especial 1, com uma ampla oferta de serviços gratuitos, atividades culturais e ações de cuidado e valorização da comunidade.
Durante os dois dias, o público poderá acessar serviços de cidadania, assistência social, capacitação profissional, orientações jurídicas, atendimentos de saúde realizados por entidades parceiras e voluntárias, além de atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos comunitários. A programação cultural também foi pensada para públicos de todas as idades.
Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de beleza, como cortes de cabelo e maquiagem, realizados por profissionais voluntárias do programa Voluntariado em Ação, da própria Sejus-DF, promovendo autocuidado e valorização da autoestima, especialmente das mulheres.
O evento contará ainda com um espaço exclusivo para inscrições da primeira edição do Casamento Comunitário 2026, marcada para 22 de março. No local, os casais receberão atendimento individualizado e poderão conhecer a maquete do bolo e modelos de vestidos de noiva, antecipando a experiência do grande dia.
Uma das novidades desta edição é o reforço nas ações de cuidado animal. Tutores poderão fazer inscrições para castração de cães e gatos em um trailer da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF). Serão disponibilizadas 168 vagas, sendo 84 na sexta-feira e 84 no sábado. Por dia, serão ofertadas 24 vagas para cadelas, 24 para cachorros, 18 para gatas e 18 para gatos. Também haverá vacinação gratuita de pets, ampliando a proteção e o bem-estar dos animais domésticos da região.
Na sexta-feira pela manhã será realizado o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A capacitação reúne equipe multidisciplinar com doulas, técnicas de enfermagem, bombeiros militares, psicólogos e o médico Ricardo Fonseca, conhecido como o “superpediatra”. Entre os temas estão amamentação, primeiros socorros com bebês, recuperação pós-parto e cuidados iniciais com o recém-nascido. O projeto já impactou mais de 2.500 mulheres em todo o DF e a expectativa é atender a 100 participantes no Recanto das Emas. As inscrições podem ser feitas no local ou pelas redes sociais da Sejus-DF.
Durante os dois dias, o público também terá acesso ao espaço Direito Delas, com acolhimento e orientação a mulheres em situação de violência, e ao Acolhe DF, que oferece atendimento e encaminhamentos para pessoas com dependência química e em situação de rua, promovendo dignidade e oportunidades de recomeço.
O GDF Mais contará com a estrutura do Na Hora, reunindo atendimentos de diversos órgãos do governo local e federal em um só lugar. Também estarão disponíveis serviços da Polícia Civil (PCDF), inclusive para emissão da primeira e da segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional. A população poderá ainda buscar orientações jurídicas na unidade móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), além de acessar oficinas de capacitação, espaço infantil e diversos outros serviços públicos e sociais gratuitos.
A programação cultural traz atrações para todas as idades. Na sexta-feira, às 14h, haverá um aulão de ritmo com pessoas idosas do programa Viver 60+ do Recanto das Emas, ministrado pelo professor de zumba Tay Max, incentivando saúde, movimento e integração.
“O GDF Mais Perto do Cidadão é uma forma concreta de aproximar o Estado da população, levando serviços essenciais, cuidado e oportunidades diretamente para onde as pessoas vivem”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF
Ainda na manhã de sexta-feira, o Detran-DF apresenta a peça teatral Transitando com Responsabilidade, seguida da Batalha de Rimas conduzida pelo MC do Trânsito. À tarde, o público confere apresentações de MC Dhark, com recitação de poemas, e de Mano P. Dofk, com música gospel. No sábado, haverá nova edição da batalha de rimas e shows com artistas de axé e sertanejo, encerrando o evento com música e celebração.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa reforça a presença do poder público nas regiões administrativas. “O GDF Mais Perto do Cidadão é uma forma concreta de aproximar o Estado da população, levando serviços essenciais, cuidado e oportunidades diretamente para onde as pessoas vivem. No Recanto das Emas, buscamos ampliar ainda mais essa oferta, com novas atrações e ações que atendam às reais necessidades da comunidade, fortalecendo vínculos, promovendo cidadania e garantindo dignidade para todos”, afirmou.
Desde fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já realizou mais de 500 mil atendimentos em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Somente no último ano, as 10 edições promovidas somaram cerca de 120 mil atendimentos, consolidando o programa como uma das maiores iniciativas itinerantes de serviços públicos do país.
GDF Mais Perto do Cidadão – 68ª edição
Local: ao lado do Skate Parque do Recanto das Emas
Endereço: Quadra 206, Área Especial 1 – Recanto das Emas
Datas e horários: Sexta-feira (30): das 9h às 16h / Sábado (31): das 9h às 12h
Todos os serviços são gratuitos.
*Com informações da Sejus-DF

Iniciativa da Sedet-DF oferece cursos gratuitos nas áreas de cultivo, marketing e empreendedorismo rural, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade

Estudo visa a descobrir o perfil dos apostadores, bem como o diagnóstico comportamental e sociodemográfico

Iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde e a Escola de Aperfeiçoamento do SUS

Abordagem está prevista para passar por nove pontos das regiões administrativas
