
Hotel Social do DF ultrapassa a marca de 30 mil acolhimentos em cinco meses
O espaço reforça o enfrentamento da situação de rua, com foco na reinserção social e construção de autonomia dos acolhidos

Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania leva à população serviços gratuitos, atividades culturais, ações sociais, inscrição para o Casamento Comunitário e distribuição de senhas para castração gratuita de pets
Ceilândia será, mais uma vez, ponto de encontro entre o poder público e a população. Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), a maior região administrativa do Distrito Federal recebe a 67ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) que abre o calendário de ações de 2026, levando cidadania, cuidado e serviços essenciais diretamente à comunidade.
A primeira edição do programa neste ano será realizada no estacionamento ao lado do Cepi Capim Dourado, no Setor O (EQNO 8/10), reunindo, em um único espaço, serviços públicos gratuitos, atendimentos sociais, ações de capacitação, atividades culturais e iniciativas voltadas à promoção da dignidade, da autoestima e da convivência comunitária. Na sexta-feira, o atendimento será prestado das 9h às 16h, e no sábado, das 9h às 12h.
“Cada edição do GDF Mais é construída para atender às necessidades reais da comunidade”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Desde fevereiro de 2023, o GDF Mais Perto do Cidadão já contabiliza mais de 500 mil atendimentos em todas as regiões administrativas do DF, consolidando-se como uma das maiores iniciativas itinerantes de serviços públicos do país. Apenas no ano passado, as edições somaram 120 mil atendimentos, reforçando o alcance e a efetividade do programa.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a presença do programa em Ceilândia reforça a política de proximidade com a população: “Cada edição do GDF Mais é construída para atender às necessidades reais da comunidade. Em Ceilândia, buscamos ampliar as atrações, fortalecer os serviços e garantir que a população se sinta acolhida, ouvida e bem-atendida.”
Durante os dois dias de evento, o público poderá contar com os tradicionais serviços de beleza, como cortes de cabelo e maquiagem, executados por profissionais voluntárias, promovendo o autocuidado e a valorização da autoestima, especialmente das mulheres.
Uma das novidades será a distribuição de senhas para castração gratuita de cães e gatos, reforçando a política de proteção e bem-estar animal. Um veículo da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) estará disponível na sexta e no sábado para realizar 168 inscrições, sendo 84 por dia. As vagas diárias estão distribuídas da seguinte forma: 24 para cadelas, 24 para cachorros, 18 para gatas e 18 para gatos.
Além disso, o evento contará com um espaço exclusivo para vacinação de pets, ampliando a proteção dos animais domésticos e contribuindo para a saúde pública na região.
O GDF Mais Perto do Cidadão retoma, nesta edição, o espaço exclusivo para inscrições da primeira edição do Casamento Comunitário de 2026, prevista para março, em data ainda a ser confirmada. O atendimento será de forma individualizada, com orientações completas aos casais interessados, além da apresentação da maquete do bolo e dos modelos de vestidos de noiva, proporcionando uma prévia da experiência oferecida pelo programa.
Nos últimos seis anos, o Casamento Comunitário já possibilitou que mais de mil casais oficializassem suas uniões por meio da iniciativa. Somente em 2025, cerca de 400 casais participaram das quatro edições, reafirmando o alcance social do programa, que promove cidadania, dignidade e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Na sexta-feira pela manhã, será ministrado o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A capacitação reúne doulas, técnicas de enfermagem, bombeiros militares, psicólogos e o médico Ricardo Fonseca, abordando temas como amamentação, primeiros socorros com bebês, recuperação pós-parto e cuidados iniciais com o recém-nascido. Com mais de 2.400 mulheres já impactadas no DF, a expectativa é atender cerca de 100 mulheres em Ceilândia. As inscrições podem ser feitas no local ou pelas redes sociais da Sejus-DF.
Durante os dois dias, a população poderá acessar serviços do Na Hora, atendimentos da Polícia Civil — inclusive para a emissão da primeira e da segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional —, além de espaço infantil, oficinas de capacitação, atividades culturais e ações sociais.
A programação inclui ainda o espaço Direito Delas, voltado ao acolhimento e à orientação de mulheres vítimas de violência; o Acolhe DF, que oferece atendimento humanizado, voluntário e tratamento gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em situação de rua com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas; o teatro educativo do Detran-DF e shows musicais com artistas de axé e sertanejo, garantindo lazer, informação e integração para toda a família.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

O espaço reforça o enfrentamento da situação de rua, com foco na reinserção social e construção de autonomia dos acolhidos

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo de estágio do programa Transforma DF devem ficar atentos: as inscrições se encerram ao meio-dia da próxima segunda-feira (19). A seleção é promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Economia (Seec-DF), conforme o Edital nº 01/2026. A iniciativa é voltada a alunos …
Continue reading "Transforma DF: inscrições para estágio vão até segunda (19)"

Abordagem está prevista para passar por seis pontos na região administrativa

São, ao todo, 711 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
