
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Em sua 12ª edição, o evento oferece exames médicos, vacinação, atendimentos sociais e diversão de graça aos moradores da cidade Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília Uma estrutura montada próxima à sede da Administração Regional de Sobradinho II reúne uma série de serviços públicos para serem usufruídos pelos moradores da cidade desta quinta-feira (14) …
Continue reading “GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços públicos a Sobradinho II”
Em sua 12ª edição, o evento oferece exames médicos, vacinação, atendimentos sociais e diversão de graça aos moradores da cidade

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Uma estrutura montada próxima à sede da Administração Regional de Sobradinho II reúne uma série de serviços públicos para serem usufruídos pelos moradores da cidade desta quinta-feira (14) até sábado (16). É a 12ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa do governo para garantir o acesso da população de forma fácil e confortável a atendimentos sociais, médicos, psicológicos, assistenciais, jurídicos e de lazer de forma gratuita.

Entre os serviços ofertados aos visitantes estão exames e consultas médicas, desde aferição de pressão até atendimento com dentista; vacinação de pets; orientações jurídicas da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); cadastro em políticas públicas; e todos os serviços disponíveis no Na Hora. Além disso, o evento oferece música ao vivo, algodão doce e pipoca, cama elástica e brincadeiras para o público infantil.
Os atendimentos são feitos por vários órgãos do GDF, como Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), DPDF, Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Nesta edição, também há a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o comando da saúde.
“O programa GDF Mais Perto do Cidadão é uma iniciativa de sucesso e já conta com 53 mil atendimentos nas 11 edições deste ano”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani. “A participação e satisfação da população mostram que os serviços públicos estão chegando a quem precisa, proporcionando a democratização no acesso para os cidadãos”, frisa.

Há dois anos, a cuidadora de idosos e faxineira Francisca Nonata, 55 anos, aguardava para se inscrever no Cartão Prato Cheio, política pública do Governo do Distrito Federal que concede mensalmente recursos para o beneficiário comprar alimentos. Ela tinha dificuldade de ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer o cadastro.
No GDF Mais Perto do Cidadão, Francisca viu a oportunidade de garantir o benefício sem precisar fazer um grande deslocamento. “Estou achando muito bom! Tem mais de dois anos que espero conseguir fazer o cadastro no Prato Cheio e hoje, finalmente, consegui”, conta animada. Para ela, o evento facilita a vida da população. “É uma maravilha, com certeza serve para ajudar as pessoas”, define.
Quem também aproveitou a passagem do programa por Sobradinho II foi a dona de casa Cleice Santana, 33. Ela e o filho fizeram exames de sangue e oftalmológicos. Ela conta que ficou sabendo do evento graças a um grupo no WhatsApp. “Vim para fazer exames de sangue e de vista. É muito bom, porque já tive que gastar no particular e é um absurdo”, diz.

Até sábado, ela pretende voltar ao local e trazer o outro filho para realizar os mesmos exames. “Dá última vez paguei R$ 110, então pretendo voltar com o meu pequeno para ele fazer os exames também”, completa.
A estudante Graziele da Silva, 18 anos, foi até o local com o intuito de fazer o check-up. O primeiro atendimento que recebeu foi uma consulta de dentista. “Vim porque eu sabia que teria dentista. Vou fazer uma restauração. E também vou fazer exames de sangue. Estava esperando por isso”, revela.
O GDF Mais Perto do Cidadão funciona das 9h às 16h, na quinta e na sexta-feira (15), e das 9h às 12h, no sábado. O espaço está está montado ao lado da Administração Regional de Sobradinho – Quadra 1, Área Especial 2, Expansão Urbana, Setor Oeste.
O GDF Mais Perto do Cidadão foi instituído por decreto, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 8 de fevereiro deste ano. As 11 primeiras edições passaram pelo Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina – duas vezes –, Sobradinho, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, Recanto das Emas, São Sebastião e Santa Maria.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
