Brasília Agora


BRASÍLIA

GDF prepara a capital para os eventos da Semana Santa

5 de abril, 2023

Fiscalização do comércio de pescados e serviços em áreas próximas à Catedral e Morro da Capelinha estão entre as ações Os órgãos do Governo do […]

GDF prepara a capital para os eventos da Semana Santa
Operação Páscoa já chegou com ações em RAs como Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Cruzeiro, Candangolândia, Águas Claras, Lago Sul, Guará, Recanto e Samambaia - Foto NovacapDivulgação

Fiscalização do comércio de pescados e serviços em áreas próximas à Catedral e Morro da Capelinha estão entre as ações

Os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) estão preparando a cidade para os eventos da Semana Santa, que se iniciam na quinta-feira (6). Entre os trabalhos, estão a fiscalização do comércio de pescados e a manutenção e limpeza das áreas próximas à Catedral Metropolitana de Brasília e o Morro da Capelinha.

Desde a semana passada, a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), realiza a operação de Páscoa nos estabelecimentos comerciais da cidade para verificar as condições dos alimentos congelados e resfriados e as temperaturas de armazenamento.

Já foram feitas 87 ações em regiões administrativas como Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Cruzeiro, Candangolândia, Águas Claras, Lago Sul, Guará, Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina. Durante as operações, foram retirados de circulação aproximadamente 200 quilos de pescados que estavam sendo comercializados de forma irregular.

Operação Páscoa já chegou com ações em RAs como Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Cruzeiro, Candangolândia, Águas Claras, Lago Sul, Guará, Recanto e Samambaia – Foto NovacapDivulgação

“Os produtos congelados não apresentavam informações de rótulo obrigatórias, como nome e endereço do produtor, selo de inspeção do órgão distrital. O distribuidor funcionava sem autorização obrigatória e não mantinha adequado controle da temperatura dos produtos”, explica o diretor de Vigilância Sanitária, André Godoy.

Limpeza e manutenção

A Catedral Metropolitana de Brasília e o Morro da Capelinha estão preparados, só aguardando as celebrações religiosas do feriado da Semana Santa após os trabalhos feitos pelas equipes do GDF Presente, em conjunto com o programa RenovaDF, as administrações regionais do Plano Piloto e de Planaltina, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

No Plano Piloto, na área da Esplanada dos Ministérios, foi feita a limpeza e a troca da água do espelho d’água da Catedral, além da pintura dos paredões dos viadutos das vias S2 e N2 e do Complexo Cultural da República. “Também está sendo feita a pintura do meio-fio e a sinalização do estacionamento nas proximidades da Catedral”, revela o coordenador do Polo Central, Alexandro César.

“Toda essa preparação que o GDF Presente tem feito junto com a administração do Plano Piloto é muito significativa, já que, ao redor da Catedral Metropolitana, estão os principais pontos turísticos de Brasília”, avalia o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.