
GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em Arniqueira
Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Quatro bocas de lobo e 20 metros de sarjeta foram construídas na Quadra 1, conjunto O, do Setor Sul do Gama. O trabalho foi finalizado na sexta-feira (11) pelo programa GDF Presente. Participaram reeducandos do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). O coordenador do Polo Oeste 2, Rodrigo Santos, afirma que as …
Continue reading “GDF Presente instala mais bocas de lobo no Setor Sul”
Quatro bocas de lobo e 20 metros de sarjeta foram construídas na Quadra 1, conjunto O, do Setor Sul do Gama. O trabalho foi finalizado na sexta-feira (11) pelo programa GDF Presente. Participaram reeducandos do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).
O coordenador do Polo Oeste 2, Rodrigo Santos, afirma que as bocas de lobo servem para permitir a drenagem da água pluvial e a execução correta do escoamento. “É uma forma de evitar alagamentos na rua”, pontua.
A administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, salienta que a ação é essencial no período chuvoso, que costuma durar de novembro a março. “As cidades precisam estar preparadas para as chuvas, de modo que não aconteça nenhum prejuízo”, alega.
A gestora ressalta a importância de não jogar lixo na rua para que a estrutura não fique entupida. “É um perigo. Bocas de lobo alagadas podem trazer doenças e ainda há o risco de queda. Então, é de suma importância que a comunidade colabore com a limpeza da cidade”, enfatiza Feitosa.
Mesmo com o trabalho de prevenção executado pelo GDF, as chuvas que caíram em todo o Distrito Federal na última semana causaram alguns transtornos pelas cidades. No Cruzeiro, o temporal levou terra para dentro do prédio e do estacionamento da administração regional.
“A terra desceu junto com a água para a administração, criando muita lama no local”, conta o coordenador do Polo Oeste, Carlos Alberto Santos. Na Ponte JK, a passagem de pedestres e ciclistas ficou cheia de galhos após uma forte chuva. O material foi recolhido pelo Polo Central, que aproveitou para retirar lixos que estavam acumulados nas áreas adjacentes da ponte. A ação teve apoio de reeducandos da Seape, da administração do Lago Sul e contou com um caminhão pipa.
“Fizemos um trabalho completo. Também tiramos a terra que estava nas passagens de água pluvial da ponte; se continuasse lá, poderia causar alagamentos”, afirma o coordenador do Polo Central, Alexandro Cesar. “Deixamos o local do jeito que pedestres, motoristas e ciclistas merecem”, destaca.

Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Abordagem está prevista para passar por oito pontos da região administrativa

Áreas próximas ao complexo automobilístico passaram por limpeza, desobstrução de bocas de lobo, manutenção nas vias e reforço na sinalização; penúltima etapa da Stock Car de 2025, no próximo dia 30, marcará a volta da pista ao calendário nacional

São, ao todo, 904 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3.446
