
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta terça
Abordagem está prevista para passar por sete pontos da região administrativa
Quinze bueiros já passaram por manutenção, cinco foram construídos e o serviço continua até o fim da semana A rede de captação de águas pluviais das ruas do Setor Central de Planaltina precisou passar por uma operação de emergência após as fortes chuvas que caem na região desde a semana passada. Equipes da administração regional …
Continue reading “GDF Presente trabalha em Planaltina após fortes chuvas”
Quinze bueiros já passaram por manutenção, cinco foram construídos e o serviço continua até o fim da semana
A rede de captação de águas pluviais das ruas do Setor Central de Planaltina precisou passar por uma operação de emergência após as fortes chuvas que caem na região desde a semana passada. Equipes da administração regional e do programa GDF Presente se uniram e agiram prontamente com diversas ações pela cidade.
O restaurante comunitário, localizado na via NS1, teve o espaço invadido pelas águas, mas seu funcionamento não foi afetado graças à ação rápida das equipes. Com rodos nas mãos, os operários tiraram toda a água da chuva, limparam e deram início a uma reforma, ampliando a capacidade de escoamento das bocas de lobo e das galerias subterrâneas das ruas de acesso ao estabelecimento.
“Infelizmente, existe um desnível do asfalto com o piso do restaurante. Ele foi construído assim e, às vezes, somos surpreendidos com essa ‘invasão’”, explica a gerente da unidade, Laíza Barbosa. Segundo ela, após uma rápida reunião com o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, e os homens do Polo Norte do programa, a demanda foi resolvida.
“Foi muito bacana, pois atenderam a gente com rapidez. Choveu forte na segunda-feira passada e o problema não se repetiu. O escoamento da água já foi outro”, aponta a servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), pasta responsável pelos restaurantes comunitários em todo o DF.
Três servidores da administração e seis reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) trabalharam na missão: limpar as bocas de lobo, reformá-las para aumentar a capacidade, consertar as danificadas e, ainda, aumentar a quantidade desses bueiros por ali. Quinze deles já passaram por manutenção, cinco foram construídos e o serviço continua até o fim da semana.
“As bocas de lobo existentes não estavam dando vazão à quantidade de água que caiu. Limpamos algumas, construímos outras ao lado das que já existiam e aumentamos a captação”, explica o coordenador do polo, Ronaldo Alves.
Segundo o administrador Célio Rodrigues, a manutenção das galerias de águas pluviais também está sendo feita em outras áreas, como Arapoanga e Vila Buritis. “Além da limpeza dos bueiros e da substituição de tampas quebradas, estamos fazendo o levantamento da estrutura das bocas de lobo e colocação de grades para aumentar a passagem e evitar alagamentos”, pontua.
Abordagem está prevista para passar por sete pontos da região administrativa
Unidade ampliada em mais de 60% volta a funcionar 24h e oferece novas salas de atendimento e acolhimento especializado
Inscrições para evento começam nesta segunda (25) e serão realizadas de forma presencial na Administração Regional do Núcleo Bandeirante
Há pontos de atendimento itinerante espalhados por todo o DF