
Detran-DF realiza Pit Stop Educativo para Motociclistas
Em meio ao aumento da frota e do número de acidentes, Detran-DF oferece orientações sobre direção defensiva, manutenção e primeiros-socorros; ação ocorre nesta quinta (31)
Força-tarefa coordenada pela administração regional local reúne diversos órgãos do governo com o objeto de reforçar ações regulares
O Governo do Distrito Federal (GDF) promove, durante esta semana, um mutirão de serviços no Park Way, com recolhimento de inservíveis, pintura e limpeza de ruas, manutenção da iluminação pública, podas de árvores, entre outras ações. De acordo com a administração da cidade, só nos dois primeiros dias já foram retiradas, em média, mais de 10 toneladas de entulhos.
Coordenada pela Administração Regional do Park Way, a força-tarefa do GDF Presente reúne diversos órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), além da Neoenergia.
A ideia é reforçar ações regulares que garantam a manutenção urbana, além de ampliar o acesso a serviços essenciais, combater a dengue e fortalecer a conscientização ambiental entre os moradores, por meio de ações educativas e orientação sobre o descarte correto de lixo e apoio à organização do trânsito. A expectativa é que a ação também estimule o engajamento dos moradores na conservação dos espaços públicos.
O Park Way tem, aproximadamente, 76 km² de área, com grande malha viária, muito verde e baixa densidade urbana. Segundo o administrador regional, Abdon Barros, a geografia da região é um desafio no que se refere à limpeza urbana. “A gente tem muita área verde, que são áreas públicas, e alguns moradores praticam o descarte irregular de entulho”, relata. “Estamos em parceria com a DF Legal para notificar e conscientizar os moradores para que nos ajudem”.
Morador do Park Way há mais de 25 anos, Marcelo de Carvalho apoia o mutirão. “Acho que cada órgão tem a sua competência, e a soma dessas competências é que vai trazer o benefício para o Park Way e, principalmente, para os cidadãos que escolheram a região para ter uma melhor qualidade de vida”, afirma.
Presidente do Conselho de Segurança do Park Way, o advogado e policial militar aposentado Walter Alkimim afirma que a região tem particularidades que requerem cuidados específicos. “O Park Way é uma cidade diferenciada, um local de uma ecologia indiscutível e requer um cuidado especial”, pontua. Para Alkimim, é preciso conscientizar a comunidade local sobre o descarte correto de entulhos e restos de poda.
“Estamos tentando reeducar os moradores a fazer o descarte, dar destino às suas podas nos locais certos. E infelizmente nós temos alguns moradores que ainda não têm esse hábito. Mas, com certeza, vamos conseguir através do trabalho que a administração e o Conselho de Segurança fazem de divulgação para que todos tenham a consciência de que a poda [descartada] na rua, na área pública, só traz prejuízo”, , afirma.
– Recolhimento de inservíveis (móveis velhos, entulhos, resíduos diversos);
– Pintura e limpeza de ruas e meios-fios;
– Manutenção da iluminação pública;
– Recolhimento de fios soltos (parceria com a Anatel);
– Podas de árvores em áreas de risco;
– Organização do trânsito (parceria com o Detran);
– Ações contra a dengue (vigilância ambiental);
– Atividades de conscientização com moradores.
Em meio ao aumento da frota e do número de acidentes, Detran-DF oferece orientações sobre direção defensiva, manutenção e primeiros-socorros; ação ocorre nesta quinta (31)
Oportunidades buscam candidatos com ou sem experiência em diversas regiões administrativas. Interessados devem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente
Agilidade no atendimento e ampliação de postos permitiram que a capital alcançasse 19,8% da população com o novo documento, lançado em novembro de 2023, número acima da média nacional
Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania reforça canais de denúncia e proteção às vítimas