BRASÍLIA

GDF promove mutirão de limpeza e manutenção em áreas públicas do Park Way

30 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Força-tarefa coordenada pela administração regional local reúne diversos órgãos do governo com o objeto de reforçar ações regulares

Park Way recebe mutirão de serviços, como recolhimento de inservíveis, pintura e limpeza de ruas | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) promove, durante esta semana, um mutirão de serviços no Park Way, com recolhimento de inservíveis, pintura e limpeza de ruas, manutenção da iluminação pública, podas de árvores, entre outras ações. De acordo com a administração da cidade, só nos dois primeiros dias já foram retiradas, em média, mais de 10 toneladas de entulhos.

Coordenada pela Administração Regional do Park Way, a força-tarefa do GDF Presente reúne diversos órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), além da Neoenergia.

A ideia é reforçar ações regulares que garantam a manutenção urbana, além de ampliar o acesso a serviços essenciais, combater a dengue e fortalecer a conscientização ambiental entre os moradores, por meio de ações educativas e orientação sobre o descarte correto de lixo e apoio à organização do trânsito. A expectativa é que a ação também estimule o engajamento dos moradores na conservação dos espaços públicos.

Descarte irregular de entulho

O Park Way tem, aproximadamente, 76 km² de área, com grande malha viária, muito verde e baixa densidade urbana. Segundo o administrador regional, Abdon Barros, a geografia da região é um desafio no que se refere à limpeza urbana. “A gente tem muita área verde, que são áreas públicas, e alguns moradores praticam o descarte irregular de entulho”, relata. “Estamos em parceria com a DF Legal para notificar e conscientizar os moradores para que nos ajudem”.

“Estamos tentando reeducar os moradores a fazer o descarte, dar destino às suas podas nos locais certos”, afirma Walter Alkimim, presidente do Conselho de Segurança do Park Way

Morador do Park Way há mais de 25 anos, Marcelo de Carvalho apoia o mutirão. “Acho que cada órgão tem a sua competência, e a soma dessas competências é que vai trazer o benefício para o Park Way e, principalmente, para os cidadãos que escolheram a região para ter uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Presidente do Conselho de Segurança do Park Way, o advogado e policial militar aposentado Walter Alkimim afirma que a região tem particularidades que requerem cuidados específicos. “O Park Way é uma cidade diferenciada, um local de uma ecologia indiscutível e requer um cuidado especial”, pontua. Para Alkimim, é preciso conscientizar a comunidade local sobre o descarte correto de entulhos e restos de poda.

“Estamos tentando reeducar os moradores a fazer o descarte, dar destino às suas podas nos locais certos. E infelizmente nós temos alguns moradores que ainda não têm esse hábito. Mas, com certeza, vamos conseguir através do trabalho que a administração e o Conselho de Segurança fazem de divulgação para que todos tenham a consciência de que a poda [descartada] na rua, na área pública, só traz prejuízo”, , afirma.

Confira as ações realizadas pelo GDF Presente no Park Way:

– Recolhimento de inservíveis (móveis velhos, entulhos, resíduos diversos);
– Pintura e limpeza de ruas e meios-fios;
– Manutenção da iluminação pública;
– Recolhimento de fios soltos (parceria com a Anatel);
– Podas de árvores em áreas de risco;
– Organização do trânsito (parceria com o Detran);
– Ações contra a dengue (vigilância ambiental);
– Atividades de conscientização com moradores.

Artigos Relacionados