
GDF construiu mais de 100 km de calçadas no primeiro semestre de 2025
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
Governador nomeou 791 policiais civis e 272 penais. No total, 1.063 ingressaram nas forças
A segurança pública do DF recebeu o reforço de 1.063 profissionais nesta terça-feira (5), com a nomeação de 791 policiais civis e 272 policiais penais, assinada pelo governador Ibaneis Rocha, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Dos 791 policiais civis, 198 são escrivães de polícia e 593 agentes de polícia. Outros 272 policiais penais vão compor o quadro da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).
As nomeações foram possíveis graças à articulação do GDF no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual (LOA), permitindo o aumento do quadro e a contratação dos profissionais. O governador Ibaneis Rocha elogiou essa articulação que permitiu as contratações e citou o trabalho unificado das forças de segurança do Distrito Federal, executado desde 2019.
“Temos os menores índices de homicídios e a melhoria este ano ainda não é o que nós queremos também na questão do feminicídio. Sabemos que os estados que não tiveram esse controle na hora certa foram invadidos pelo crime organizado e hoje tem muita dificuldade de recuperar a sua condição”, alertou Ibaneis.
Ibaneis Rocha lembrou, ainda, das posições ocupadas pelo DF em rankings na área da segurança e da qualidade de vida da população. “Somos, hoje, a segunda capital mais segura do Brasil e a primeira em qualidade de vida. Isso é orgulho para todos nós que estamos aqui no DF, é um orgulho para a classe política da nossa cidade, é um orgulho muito grande para vocês que têm famílias escolhendo o DF como a terra para se morar, para se criar famílias e para se viver em paz”, acrescentou o chefe do Executivo.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, reforçou os dados referentes a importância de se recompor os quadros das polícias. “Nesse período que nós ficamos sem concurso tivemos um grande prejuízo no que diz respeito ao efetivo. Agora restabelecemos o equilíbrio. São mais de mil policiais ajudando a transformar o DF na capital mais segura do Brasil. Hoje nós estamos ainda atrás de Florianópolis (SC), e temos a certeza que vamos conseguir”, pontua.
Já o Secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, disse que o crime organizado se combate com inteligência, investigação de qualidade e controle nos presídios. “Todas as grandes facções do nosso país se originaram na penitenciária e esse controle efetivo é o que consegue tornar as cidades mais seguras”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick de Carvalho, desejou sucesso aos novos colegas de corporação: “Que vocês contribuam para que a PCDF continue sendo referência nacional na resolução da criminalidade. Se dediquem com compromisso e comprometimento para preservar a vida, a igualdade, o patrimônio e a liberdade das pessoas”, disse o chefe da PCDF.
Fonte: Agência Brasília
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
Inscrições estarão abertas desta sexta-feira (12) ao dia 21
Interdições serão necessárias para a comemoração do 69º aniversário da cidade
Com estruturas adaptadas à escassez e raízes que regulam o fluxo das águas, o bioma é homenageado ao longo de setembro com uma série de ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente