
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta quarta (24)
Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Portaria atualiza os protocolos de segurança nas unidades de internação e semiliberdade, com foco na prevenção de crises e na proteção dos direitos dos adolescentes
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) publicou nesta quinta-feira (29) a Portaria nº 448, que institui novas normas voltadas à segurança e vigilância das unidades de internação e semiliberdade do sistema socioeducativo do DF. Entre as principais novidades, destaca-se a autorização para o uso de cães farejadores e de veículos aéreos não tripulados (VANTs) — drones —, que passam a integrar as operações de monitoramento e prevenção, com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta a incidentes e reforçar a proteção dentro das unidades.
“As mudanças mostram um esforço da Sejus em modernizar a atuação no sistema socioeducativo, equilibrando a necessidade de segurança com a garantia dos direitos humanos”, avalia a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “O uso de cães e drones é uma resposta aos desafios enfrentados nas unidades, mas o regulamento deixa claro: o foco é sempre prevenir crises e tratar com dignidade os adolescentes em cumprimento de medidas”, esclarece.
A nova regulamentação estabelece que a Diretoria de Segurança do Sistema de Atendimento Especializado (Disstae), vinculada à Sejus-DF, poderá fazer operações com cães treinados para detectar drogas, armas e celulares, além de apoiar ações preventivas e de gerenciamento de crises. O uso desses animais será restrito aos espaços internos das unidades, e não haverá contato direto com os socioeducandos.
De acordo com o documento, a atuação será sempre pautada pela proporcionalidade e pelo respeito aos direitos humanos. A condução e o treinamento dos cães serão executados por profissionais habilitados, obedecendo às normas de bem-estar animal e segurança.
Outra inovação trazida pela medida é o uso de drones para monitoramento aéreo e vigilância de áreas externas e de difícil acesso, prevenindo fugas e identificando comportamentos suspeitos.
*Com informações da Sejus-DF

Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Serviços essenciais seguem em funcionamento especial nos dias 24 e 25, enquanto o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito no DF

Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) promove diálogos e conscientização em ambientes de trabalho; último encontro na empresa do setor de Limpeza urbana, Sustentare Saneamento, reuniu mais de 100 colaboradores

Ao todo, são 273 oportunidades para candidatos com diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
