
Taguatinga recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta terça (16)
Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa
Equipes da administração regional da cidade e do GDF Presente promoveram diversos serviços nos espaços, como troca de areia, pintura e reparos em gradis e alambrados
Seja para aproveitar o final de tarde com os amigos, seja para praticar algum esporte, os equipamentos públicos de lazer e desporto são essenciais para o bem-estar da população. Em Taguatinga, os espaços estão de cara nova: 47 parquinhos infantis e 14 quadras poliesportivas foram reformados pela administração regional da cidade desde o ano passado. O trabalho foi feito pela equipe técnica, com apoio de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e do programa GDF Presente.
“Trata-se de uma ação importante, especialmente porque as quadras de esporte e os parquinhos são os locais de mais acesso da comunidade, onde as pessoas se encontram para conversar, para conviver, e as melhorias trazem mais qualidade de vida. Faz com que os pais se sintam seguros de levar os filhos e que gostem de estar ali”, explica o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.
Os serviços incluem a substituição de areia, reparos dos brinquedos, manutenção de traves de futebol e cestas de basquete, pintura e ajuste nos gradis e alambrados, entre outros. Foram usados materiais da própria administração. “Ouvimos a comunidade presencialmente e colhemos os relatos da ouvidoria, dando prioridade para os locais mais depredados, mas passamos por toda a região, sem deixar nenhuma área sem atendimento”, destaca o administrador regional.
As equipes estiveram recentemente nos parquinhos da QNG 18/30 e da CNC 1/3, onde também há uma quadra poliesportiva e um ponto de encontro comunitário. A autônoma Maria Regina Gomes, 62 anos, mora na QNG 18/30 há mais de duas décadas e conta que a melhoria é benéfica para todos. “Essa reforma é boa para as crianças, que podem brincar sem medo de se machuca.r e os pais ficam tranquilos”, afirma.
Após a reforma da quadra da CNC 1/3, o engenheiro eletricista Jonatas Ferreira, 26, teve a ideia de jogar bola após o expediente com os colegas de trabalho. “Começamos a jogar há duas semanas, logo depois da reforma. Queremos vir toda sexta-feira para manter a equipe unida”, disse. “A quadra reformada traz segurança, evita depredação, e incentiva as pessoas a frequentarem o lugar”.
Além das reformas de parques e quadras, a Administração Regional de Taguatinga e o GDF Presente executam diversos serviços na cidade diariamente. Nesta semana, houve o recapeamento da Quadra 1 da M Norte e a manutenção asfáltica de conjuntos da QNL 18, QSC 10, QNL 28 e QNM 34/36. Essas e outras ações podem ser solicitadas por meio da Ouvidoria – no site e no telefone 162 – e diretamente com a administração regional.
Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa
Serviço itinerante da Neoenergia será oferecido em 15 regiões administrativas e no projeto Na Sua Hora
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Fiscalização ocorreu em várias regiões do Distrito Federal; só em Samambaia, foram 48 casos