
Projetos levam acessibilidade e protagonismo a pessoas com deficiência no DF
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Detalhes da transferência de gestão foram debatidos nesta quarta (31), em reunião na Secretaria de Obras e Infraestrutura
Desde que entrou em operação, em 5 de junho de 2023, a gestão do túnel é feita pela SODF, com apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), do DER e do Batalhão da Polícia Militar, na operação de trânsito e segurança viária. Representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) estiveram reunidos, na quarta-feira (31), para finalizar os detalhes técnicos para a transferência da gestão e operação do Túnel Rei Pelé.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, explica que o túnel fica situado entre a Avenida Elmo Serejo e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), rodovia controlada e gerenciada pelo DER. “A Secretaria de Obras tem como finalidade principal executar obras de infraestrutura urbana. A expertise para operar vias públicas recai sobre o DER, razão pela qual o órgão assumirá integralmente a operação do túnel. Essa transferência de gestão, no entanto, ainda carece da edição de decreto”, explica Casimiro.
“Desde a inauguração do túnel, estava definido que a operação seria gerenciada por nós. Entretanto, foi preciso passar por uma fase de adaptação para entender o funcionamento da estrutura. Esse período de transição serve para tomarmos pé da atual situação dos contratos dos serviços de automação, segurança, iluminação e manutenção do túnel”, esclarece Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER.
Com um fluxo de aproximadamente 137 mil veículos por dia, a Avenida Central era caótica. Carros, caminhões e ônibus disputavam espaço com pedestres em oito faixas de rolamento, sendo quatro em direção à Avenida Elmo Serejo e outras quatro no sentido EPTG. Uma grande retenção se formava no local, fazendo com que os motoristas que passavam pela região disputassem espaço com aqueles que queriam simplesmente acessar o comércio local.
Foram três anos de obra, um investimento de R$ 275 milhões, até a conclusão do complexo viário. O Túnel Rei Pelé oferece três faixas de rolamento em cada sentido para carros e motos, melhorando assim o deslocamento entre a Elmo Serejo e a EPTG. Na parte superior do túnel, conhecida como boulevard, pistas exclusivas do BRT agilizam a viagem de quem precisa chegar a outras cidades, como Ceilândia, Águas Claras e Plano Piloto. O complexo ainda é formado por duas pistas marginais, que servem a carros e linhas de ônibus locais, atendendo tanto as áreas comerciais quanto as residenciais do centro de Taguatinga.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto