
Inflamação no cérebro pode ser peça-chave na progressão do Alzheimer, revela estudo
Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer

Identificar situações que dificultam o atendimento à população, criar soluções e otimizar o uso dos recursos para aprimorar o serviço prestado. Esse é o objetivo da capacitação que, neste fim de semana, promove encontro de gestores da Secretaria de Saúde com instrutores do Hospital Israelita Albert Einstein. De acordo com o coordenador do curso, Eduardo …
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Identificar situações que dificultam o atendimento à população, criar soluções e otimizar o uso dos recursos para aprimorar o serviço prestado. Esse é o objetivo da capacitação que, neste fim de semana, promove encontro de gestores da Secretaria de Saúde com instrutores do Hospital Israelita Albert Einstein.
De acordo com o coordenador do curso, Eduardo Nascimento, são esperados resultados como redução do tempo de espera para pacientes, do tempo de internações e até de solicitações desnecessárias de exames ou documentos. “Nós já temos resultados positivos e vamos acompanhar os projetos por meio da mentoria”, explica.
Uma das alunas é a médica Michelle Lopes, superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, que abrange nove regiões administrativas e conta com o Hospital Regional do Guará, duas unidades de pronto atendimento, 22 unidades básicas de saúde e três policlínicas, dentre outras organizações. A gestora conta que seu foco é utilizar da melhor forma os indicadores para a tomada de decisões. “São informações que ficam dispersas no dia a dia. É preciso juntar tudo isso e transformar em uma ferramenta de trabalho”, afirma.
A chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Regional de Sobradinho, Débora Nogueira, ressalta a relevância de identificar gargalos para tornar o serviço mais eficiente. “O centro cirúrgico é o metro quadrado mais caro de uma cidade, em qualquer lugar. A gente precisa fazer com que esses recursos sejam bem utilizados”, exemplifica. Na capacitação, ela analisa todo o fluxo do paciente para uma cirurgia, desde o telefonema de marcação até a alta. “É uma oportunidade excepcional pensar a gestão do ponto de vista científico”, opina.

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