
Enem 2025: inscrições são prorrogadas até 13 de junho
Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
Em Goiás, 2.079 pessoas estão inscritas na lista de espera por um transplante Goiás bate recorde histórico de doação de órgãos para a realização de transplantes. Os dados da gerência de transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, neste ano, são 91 doadores. Até então, o maior número de doações havia sido registrado …
Continue reading “Goiás bate recorde histórico de doadores de órgãos”
Em Goiás, 2.079 pessoas estão inscritas na lista de espera por um transplante
Goiás bate recorde histórico de doação de órgãos para a realização de transplantes. Os dados da gerência de transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, neste ano, são 91 doadores. Até então, o maior número de doações havia sido registrado em 2018, com 89 doadores efetivados.
As duas últimas captações de órgãos ocorreram na terça-feira (21/11). Ambas foram feitas em pessoas jovens, de 20 a 29 anos, que sofreram traumas em decorrência de acidentes e tiveram morte encefálica confirmada por meio de exames e protocolos clínicos.
Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Uma das captações foi feita no Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, com a retirada de rins, fígado e córneas. O outro procedimento, realizado no Hospital Municipal de Rio Verde, no sudoeste goiano, possibilitou a retirada de rins e córneas.
Todos os órgãos captados na terça-feira foram destinados a pacientes de Goiás, que estão na lista única para a realização do procedimento. Segundo a gerente de transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, as captações foram bem-sucedidas graças ao apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBPM) e do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), instituições que atuam em parceria com a SES-GO.
Em Goiás, 2.079 pessoas estão inscritas na lista de espera. Dessas, 475 aguardam por transplante de rim, 12 necessitam de transplante de fígado e 1.592 esperam pelo transplante de córnea.
Apesar de comemorar o recorde de doações e o avanço na realização de todos os tipos de transplantes (veja lista abaixo), a gerente de transplantes da SES-GO destaca que o índice de recusa familiar ainda é muito alto no estado, de 64,7%. Daí, a importância de as pessoas manifestarem aos familiares o desejo de ser doador de órgãos.
Katiúscia Freitas destaca ainda a importância do gesto de solidariedade das famílias que, mesmo com a dor pela perda de um ente, escolhem transformar a vida de pessoas que vivenciam o drama de aguardar por um transplante.
Dados gerais de doações (janeiro a outubro de 2023)
Doadores de órgãos: 84 (aumento de 40%)
Doadores de tecido ocular: 372 (aumento de 59,6%)
Recusa das famílias: 64,7% (68,6% em outubro de 2022)
Transplantes realizados
Córneas: 510 (aumento de 64,5%)
Medula óssea: 29 (aumento 31,8%)
Tecido músculo esquelético: 7
Rins: 120 (aumento de 34,8%)
Fígado: 7 (aumento de 16,6%)
Total: 673 (aumento de 55,9%)
Órgãos captados (janeiro a outubro de 2023)
Total: 226 (aumento de 41,25%)
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
Trabalhador pode pedir migração em agências ou aplicativos de bancos
Parlamentar, condenada pelo STF, se ausentou do país na terça-feira
Primeira etapa beneficia mais de 230 pessoas; imóveis têm dois ou três quartos e fazem parte de um dos maiores empreendimentos habitacionais deste GDF