CULTURA
Goiás: Filarmônica realiza encontros virtuais com o público
3 de fevereiro, 2021Série “Encontros” começa nesta quarta-feira (3), nos canais da orquestra, de forma gratuita e aberta a todas as idades. Programação conta com convidados especiais durante […]
Série “Encontros” começa nesta quarta-feira (3), nos canais da orquestra, de forma gratuita e aberta a todas as idades. Programação conta com convidados especiais durante todo o mês de fevereiro
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) receberá, durante todo o mês de fevereiro, convidados especiais na série “Encontros”. Todas as quartas e sextas-feiras, às 19h30, os integrantes da OFG irão dialogar com o público, de forma virtual, sobre música, arte, cultura e saúde, além de compartilhar conhecimentos e práticas do mundo musical.
O evento será transmitido pelo Instagram, Facebook e YouTube da OFG de forma gratuita. Não há restrição de idade. As atividades estão distribuídas nas seguintes opções: Café Musical, Que Instrumento É Esse e Em Foco.
O Café Musical é uma conversa com os doutores Felipe Voraz e Lisandro Nogueira sobre música, arte e cultura. O objetivo é instigar a reflexão sobre o papel da música no nosso cotidiano e sua relação com outras áreas do conhecimento.
Que Instrumento É Esse? é um encontro didático e descontraído onde os músicos falam sobre seu próprio instrumento.
Já o programa Em Foco tem o objetivo de trazer um tema relevante para a sociedade, com destaque para a saúde. Assim, será um diálogo descontraído entre os médicos Sérgio Rocha e Fernanda Valentim.
POLÍTICA
Governo esclarece que a Orquestra Filarmônica de Goiás não foi extinta, conforme está sendo erroneamente noticiado.
Nota de esclarecimento foi publicada pelo Instituto Música e Arte de Goiás, em virtude de fake news que estão sendo divulgados nas redes sociais. Segundo o Instituto, o que está ocorrendo é uma reestruturação da forma de contratação dos músicos da orquestra.
Recontratação
No final de dezembro do ano passado, o Governo do Estado garantiu a recontratação dos 49 músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás, por meio de um contrato emergencial. Uma ação determinada pelo governador Ronaldo Caiado, coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e participação direta da Secretaria de Cultura (Secult), da Goiás Turismo e com apoio da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado, e secretarias de Administração (Sead), Economia e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Sedi).
A medida foi necessária após a exoneração dos artistas, recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em outubro de 2020. O contrato, elaborado e assinado em tempo recorde, mostra que projetos estruturados, com funções definitivas e foco, tornam o serviço público mais eficaz na entrega de resultados para a população.
“Com a persistência de todos os envolvidos, conseguimos concluir, antes do fim do ano, todo o processo de contratação dos músicos, que agora terão por seis meses a garantia de salário, até que, de forma prudente e adequada, sejam incorporados pela OS que deverá gerir o corpo sinfônico”, disse o secretário da SGG, Adriano da Rocha Lima.
O contrato emergencial que restabeleceu as condições de trabalho prevê que os músicos gravem, mensalmente, vídeos educacionais e participem de master class. “O encontro virtual é uma forma de contornar o fato das restrições impostas pela pandemia impossibilitar o encontro presencial com o público por meio dos concertos. A ideia é oferecer um material educativo e entretenimento de qualidade”, diz o músico Leonardo Caire, um dos responsáveis pelo projeto.
Serviço:
Encontros da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: toda quarta-feira e sexta-feira de fevereiro.
Horário: 19h30
Programação
03/02 e 05/02 (Café Musical)
10/02, 12/02, 15/02 e 17/02 (Que Instrumento É Esse?)
24/02 e 26/02 (Em Foco)
Local: Instagram (@orquestrafilarmonicadegoias), YouTube e Facebook da OFG
Fonte: Secretaria-Geral da Governadoria (SGG)- Governo de Goiás