
Fraude no INSS: prazo para contestar descontos indevidos termina no próximo dia 14
Adesão ao acordo de ressarcimento continua disponível após a data

Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 4 de junho Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e …
Continue reading “Goiás: Inscrições para o Encceja vão até o dia 4 de junho”
Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 4 de junho
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar, o interessado deve se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 4 de junho.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Para certificação de conclusão do Ensino Fundamental é preciso ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para certificação de conclusão do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos de idade.
No momento da inscrição o participante precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa o certificado de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.
O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem (2009 a 2016), Exames Supletivos ou no próprio Encceja, deve selecionar apenas as áreas do conhecimento nas quais deseja realizar a prova. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.
As provas do Encceja serão aplicadas no dia 28 de agosto (domingo), nos turnos matutino (9h às13h) e vespertino/noturno (15h30 às 20h30).
Em Goiás, o exame será aplicado nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Nerópolis, Novo Gama, Planaltina, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.
Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do Exame.
Secretaria da Educação

Adesão ao acordo de ressarcimento continua disponível após a data

O PL 1.087/2025 isenta de imposto quem ganha até R$ 5 mil e reduz a contribuição de quem recebe até R$ 7.350

Obra autorizada pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (6), vai melhorar o fluxo de veículos e beneficiar 15 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Novo protocolo inclui golpes nas costas de adultos e crianças maiores de um ano; em bebês, as compressões devem ser feitas com a palma da mão
