
Táxi Verde BRB: taxistas terão condições especiais para aquisição de veículos elétricos
Novo produto Táxi Verde BRB inclui financiamento de até 80% do valor do veículo, limitado a R$ 200 mil, com prazos entre 24 e 96 meses
Vacina Qdenga chega a Goiás e 51 municípios iniciarão a vacinação na próxima quinta-feira (15/02)
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) na última quinta-feira (08/02) e concluiu a distribuição para as regionais de todas as doses na sexta-feira (09/02). Seguindo orientação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, serão atendidos 51 municípios goianos das regionais Central (26) e Centro-Sul (25).
A faixa etária, que originalmente foi definida de 10 a 14 anos, está restringida, neste momento, para 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, reforça que, mesmo com a chegada das vacinas, os cuidados não devem parar.
“Todas as novas estratégias são bem-vindas. É uma alegria receber as primeiras doses, mas precisamos ter em mente que o resultado da vacina é a médio e longo prazo, então não podemos descuidar das medidas de controle do vetor.”
Goiás registra atualmente 14.439 casos confirmados, mais de 36 mil notificados e 6 óbitos confirmados. Luciano de Moura reforça a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito vetor da doença.
A estratégia definida em conjunto com secretários municipais de saúde, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) é que os 51 municípios iniciem ao mesmo tempo a vacinação, para que não ocorra migração de pessoas de uma cidade para outra em busca da imunização.
Além disso, alguns municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira (14/02).
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, todas as decisões foram tomadas em conjunto.
“Todas esses critérios foram elencados pelos municípios, discutidos e colocados em votação. Foi tudo consensual para que começássemos na quinta-feira. Inclusive muitos iniciarão a vacinação em escolas, que é uma orientação do Ministério da Saúde porque essa faixa etária está na escola e lá é possível acompanhar e dar seguimento à imunização, que tem duas doses.”
Restrições
A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.
Novo produto Táxi Verde BRB inclui financiamento de até 80% do valor do veículo, limitado a R$ 200 mil, com prazos entre 24 e 96 meses
Nova unidade vai ampliar os serviços e facilitar o acesso a equipes especializadas para diagnóstico e tratamento de pacientes
População terá um dia de lazer com atividades para toda a família, de forma gratuita
Todos os postos oferecem benefícios, além da remuneração. Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 15 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana