
DF registra queda de 97% nos casos de dengue em relação ao ano passado
Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março deste ano foram registradas 9,3 mil ocorrências suspeitas da doença na capital, das quais 6,1 mil eram prováveis
Feito com ingrediente ‘vital’ para preservar o sistema imunológico, veja o que é e o passo a passo para preparar ‘leite dourado’
A alimentação é um pilar importante na vida de uma pessoa. Dependendo das vitaminas e minerais que você consome, encontrará diversos benefícios para o sistema imunológico. Em um mundo com infinitas opções, o leite dourado é uma das bebidas mais nutritivas, mas que não tem a popularidade que merece.
O leite dourado, ou “Golden Milk”, em inglês, é uma bebida que ganhou destaque na cultura ocidental devido aos seus amplos benefícios para a saúde. Entre eles, especialistas indicam que o consumo desta bebida reduz o açúcar no sangue e melhora a imunidade. Também está associado à redução do risco de contrair doenças como Parkinson e Alzheimer, que estão ligadas a questões neurodegenerativas.
O nome vem da cor semelhante ao ouro, atribuída à cúrcuma, uma especiaria conhecida por seu grande poder antioxidante e anti-inflamatório. Segundo nutricionistas, essa bebida deve ser preparada preferencialmente com leite vegetal para evitar gorduras saturadas. Além disso, podem ser adicionados temperos como canela, gengibre, cardamomo e até pimenta.
Nutritivo e ideal para fortalecer os ossos, o leite dourado começou a ganhar popularidade recentemente, levando as pessoas a se interessarem mais por esse complemento. Por isso, especialistas em nutrição criaram um passo a passo para conhecer os ingredientes do leite dourado e o que considerar para obter uma mistura líquida e nutritiva.
A preparação desta deliciosa – e recomendável – bebida é simples e direta. Basta unir certos ingredientes, que podem variar conforme o gosto, como canela, gengibre e, opcionalmente, algumas gotas de essência de baunilha. Após adicionar os ingredientes ao leite, aqueça até que tudo esteja dissolvido. Para atingir a temperatura desejada, a mistura deve ser cozida em fogo médio por 5 minutos e servida morna.
A maioria dos estudos de diferentes universidades recomenda consumir entre 500 e 2000 mg de leite dourado por dia para obter o máximo de benefícios.
Por ter vários ingredientes em sua composição, o leite dourado possui propriedades neuroprotetoras associadas diretamente à cúrcuma e ao seu componente ativo, a curcumina. Esta última é rica em efeitos antioxidantes e benéficos para o cérebro, que está constantemente em funcionamento.
Consumir um copo de leite dourado diariamente protegerá as células cerebrais e atuará como uma barreira para evitar o deterioramento cognitivo. Com compostos bioativos, a bebida contribui para a saúde geral e pode melhorar a memória, um processo que precisa ser constantemente exercitado para evitar alterações.
Além disso, a cúrcuma, que também está presente na dieta de animais, pode melhorar o revestimento dos vasos sanguíneos, ajudando a otimizar a circulação no sistema cardiovascular.
Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março deste ano foram registradas 9,3 mil ocorrências suspeitas da doença na capital, das quais 6,1 mil eram prováveis
Mais de 900 estabelecimentos serão vistoriados a fim de garantir segurança alimentar durante feriado
Meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários
Notificações que estavam em monitoramento foram descartadas