Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Gourmet Brasília

29 de novembro, 2024

Rodrigo Leitão é jornalista especializado em Enogastronomia desde 2003, sommelier e pós-graduando em Enologia

Gourmet Brasília
Quiosque do Regis, ele e sua Cerveja Geladadíssima – fotos: divulgação

Festival enaltece comida de quiosque

Brasília ganha, no mês de dezembro, o primeiro festival gastronômico de comida de rua de sua história. E, como não podia haver uma praça melhor para isso, o Núcleo Bandeirante foi a cidade escolhida para sediar o certame, em sua primeira edição. O evento surgiu para consolidar uma atração gastronômica e turística que há anos atrai a comunidade do Distrito Federal interessada em comer fora, mas que ainda não está na rota culinária de grande parte dos moradores do Distrito Federal.

“A ideia é reaquecer o segmento de quiosques e mostrar que a cidade berço de Brasília, o Núcleo Bandeirante pode voltar a ser a opção alimentar para as famílias e os grupos de amigos, com uma programação que vai de terça-feira a domingo e casas que oferecem ótimos pratos regionais e petiscos típicos dos melhores bares do Nordeste”, explica a jornalista Maristela Valadares, uma das organizadoras do evento. Neta de pioneiros e cuja avó era dona de um dos primeiros hotéis da antiga Cidade Livre, ela afirma que “no Bandeirante se come alguns dos melhores frutos do mar servidos na região.”

Cozidão nordestino, quiosque do Araújo

O FestiQuiosque é uma iniciativa do Grupo BrindaBrasil e da Amazonie Produções e Eventos. Os organizadores destacam que o Núcleo Bandeirante é a cidade do DF com o maior número de quiosques legalizados por metro quadrado do DF: 65. “Esse negócio impulsiona a economia por aqui. São cerca de 300 empregos diretos, muitos em família, e cerca de R$ 35 milhões de faturamento anual”, revela a organizadora.

Caldo de mocotó, quiosque do Galego

DIFERENCIAL

Como festival gastronômico, o FestiQuiosque tem seu diferencial ancorado no cardápio das casas. E as escolhas dos melhores pratos e ou petiscos se dará por este aspecto. “Não será criado um prato específico. O consumidor vai votar no que ele gostou dentre os cardápios tradicionais dos quiosques”, explica Maristela Valadares. “Assim, poderemos aferir a realidade da culinária dos participantes, já que nem sempre um prato criado para eventos semelhantes estão no cardápio ou passam a integrá-lo após os eventos.”

Por meio de uma cédula de votação, o público vai escolher as melhores opções oferecidas pelos estabelecimentos concorrentes. Neste concurso, não é criada uma receita especial para ser votada. Os frequentadores vão escolher entre as iguarias dos cardápios originais dos quiosques.

“O formato adotado pelo festival privilegia o que é feito nas cozinhas dos quiosques, sem desvirtuar os cardápios tradicionais e permitindo uma avaliação verdadeira, real e inquestionável sobre quem faz, em seu dia-a-dia, o melhor caldo, cachorro quente, espetinho, petisco, hamburguer, açaí, costela e crepe entre outras receitas de cada casa”, justifica a organização.

A VOTAÇÃO

O público receberá um cupom com as informações para o voto e fará sua escolha entre as opções oferecidas nos cardápios. Uma urna de votação instalada em cada endereço participante coletará os votos dos frequentadores.

Júri

As notas terão peso 2 para o voto popular e peso 1, para a avaliação dos especialistas. Essa opção de julgamento é baseada no princípio do paladar do consumidor final, que, na realidade, é quem realmente conhece as melhores opções oferecidas no cotidiano desse mercado gastronômico de rua. A avaliação dos especialistas dará a contribuição técnica ao julgamento, invertendo o formato tradicional deste tipo de promoção.


► ITALIANOS

NESTE SÁBADO, A Garrafeira vai celebrar os 150 dos italianos no Brasil. Na carta, vinhos e pasta, com rótulos da importadora Porto a Porto. Das 11h às 14h, o Chef Felipe Tavares Pereira guiará os clientes pelo delicioso universo da Itália. O empresário Carlos Medeiros recebe os enófilos entre 10h e 16h, na loja da 215 Sul.

► Intrépido

Dia 4 de dezembro, o Dr. Marcelo de Sousa estará em Brasília, na Adega Almeida, ÀS 19H30, para uma degustação especial de seus 5 melhores rótulos produzidos na vinícola Pirineus, em Cocalzinho (GO). Entre eles o premiadíssimo Intépridp 100% Syrah. O evento inclui bufê de pães e frios. Reservas pelo telefone (61) 98137-0506.

► JANTAR

No próximo dia 5 de dezembro, o restaurante Le Vin realiza um jantar harmonizado com vinhos da vinícola brasiliense Ercoara e menu a quatro mãos com o chef da casa Marcio Moraes e o chef francês Guillaume Petitgas do La Boulangerie. Mais informações no telefone (61) 99253-8444.

► Nouveau

Mesmo com um ano atípico, pelas chuvas, o vinho mais marqueteiro da França, foi lançado com pompa e circunstânci. Mas a produção do Beaujolais Nouveau 2024 é menor, com uma expectativa de 14 milhões de garrafas, contra 15,6 milhões de 2023. Porém, segundo os especialistas, a nova edição vem alinhada com as expectativas dos consumidores. O Gamay negro, de casca fina, é a uva emblemática do Beaujolais.

@rodrigofreitasleitao
[email protected]