COLUNAS
Gourmet Brasília
29 de novembro, 2024Rodrigo Leitão é jornalista especializado em Enogastronomia desde 2003, sommelier e pós-graduando em Enologia
Festival enaltece comida de quiosque
Brasília ganha, no mês de dezembro, o primeiro festival gastronômico de comida de rua de sua história. E, como não podia haver uma praça melhor para isso, o Núcleo Bandeirante foi a cidade escolhida para sediar o certame, em sua primeira edição. O evento surgiu para consolidar uma atração gastronômica e turística que há anos atrai a comunidade do Distrito Federal interessada em comer fora, mas que ainda não está na rota culinária de grande parte dos moradores do Distrito Federal.
“A ideia é reaquecer o segmento de quiosques e mostrar que a cidade berço de Brasília, o Núcleo Bandeirante pode voltar a ser a opção alimentar para as famílias e os grupos de amigos, com uma programação que vai de terça-feira a domingo e casas que oferecem ótimos pratos regionais e petiscos típicos dos melhores bares do Nordeste”, explica a jornalista Maristela Valadares, uma das organizadoras do evento. Neta de pioneiros e cuja avó era dona de um dos primeiros hotéis da antiga Cidade Livre, ela afirma que “no Bandeirante se come alguns dos melhores frutos do mar servidos na região.”
O FestiQuiosque é uma iniciativa do Grupo BrindaBrasil e da Amazonie Produções e Eventos. Os organizadores destacam que o Núcleo Bandeirante é a cidade do DF com o maior número de quiosques legalizados por metro quadrado do DF: 65. “Esse negócio impulsiona a economia por aqui. São cerca de 300 empregos diretos, muitos em família, e cerca de R$ 35 milhões de faturamento anual”, revela a organizadora.
DIFERENCIAL
Como festival gastronômico, o FestiQuiosque tem seu diferencial ancorado no cardápio das casas. E as escolhas dos melhores pratos e ou petiscos se dará por este aspecto. “Não será criado um prato específico. O consumidor vai votar no que ele gostou dentre os cardápios tradicionais dos quiosques”, explica Maristela Valadares. “Assim, poderemos aferir a realidade da culinária dos participantes, já que nem sempre um prato criado para eventos semelhantes estão no cardápio ou passam a integrá-lo após os eventos.”
Por meio de uma cédula de votação, o público vai escolher as melhores opções oferecidas pelos estabelecimentos concorrentes. Neste concurso, não é criada uma receita especial para ser votada. Os frequentadores vão escolher entre as iguarias dos cardápios originais dos quiosques.
“O formato adotado pelo festival privilegia o que é feito nas cozinhas dos quiosques, sem desvirtuar os cardápios tradicionais e permitindo uma avaliação verdadeira, real e inquestionável sobre quem faz, em seu dia-a-dia, o melhor caldo, cachorro quente, espetinho, petisco, hamburguer, açaí, costela e crepe entre outras receitas de cada casa”, justifica a organização.
A VOTAÇÃO
O público receberá um cupom com as informações para o voto e fará sua escolha entre as opções oferecidas nos cardápios. Uma urna de votação instalada em cada endereço participante coletará os votos dos frequentadores.
Júri
As notas terão peso 2 para o voto popular e peso 1, para a avaliação dos especialistas. Essa opção de julgamento é baseada no princípio do paladar do consumidor final, que, na realidade, é quem realmente conhece as melhores opções oferecidas no cotidiano desse mercado gastronômico de rua. A avaliação dos especialistas dará a contribuição técnica ao julgamento, invertendo o formato tradicional deste tipo de promoção.
► ITALIANOS
NESTE SÁBADO, A Garrafeira vai celebrar os 150 dos italianos no Brasil. Na carta, vinhos e pasta, com rótulos da importadora Porto a Porto. Das 11h às 14h, o Chef Felipe Tavares Pereira guiará os clientes pelo delicioso universo da Itália. O empresário Carlos Medeiros recebe os enófilos entre 10h e 16h, na loja da 215 Sul.
► Intrépido
Dia 4 de dezembro, o Dr. Marcelo de Sousa estará em Brasília, na Adega Almeida, ÀS 19H30, para uma degustação especial de seus 5 melhores rótulos produzidos na vinícola Pirineus, em Cocalzinho (GO). Entre eles o premiadíssimo Intépridp 100% Syrah. O evento inclui bufê de pães e frios. Reservas pelo telefone (61) 98137-0506.
► JANTAR
No próximo dia 5 de dezembro, o restaurante Le Vin realiza um jantar harmonizado com vinhos da vinícola brasiliense Ercoara e menu a quatro mãos com o chef da casa Marcio Moraes e o chef francês Guillaume Petitgas do La Boulangerie. Mais informações no telefone (61) 99253-8444.
► Nouveau
Mesmo com um ano atípico, pelas chuvas, o vinho mais marqueteiro da França, foi lançado com pompa e circunstânci. Mas a produção do Beaujolais Nouveau 2024 é menor, com uma expectativa de 14 milhões de garrafas, contra 15,6 milhões de 2023. Porém, segundo os especialistas, a nova edição vem alinhada com as expectativas dos consumidores. O Gamay negro, de casca fina, é a uva emblemática do Beaujolais.
@rodrigofreitasleitao
[email protected]