
Hemocentro de Goiás realiza primeira transfusão inédita de sangue raro
Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz realizou primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro, na terça-feira (16)
Ibaneis Rocha esteve no palco dos Jogos nesta quarta-feira (17) e falou da importância da competição que reúne quase 5 mil atletas de todo o país
Governador Ibaneis Rocha cumprimenta jovens alunos-atletas do DF que disputam os Jogos da Juventude | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha visitou a arena dos Jogos da Juventude 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nesta quarta-feira (17). O evento reúne quase 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país em 20 modalidades esportivas. Entre as competições já disputadas, a delegação do Distrito Federal soma 17 medalhas, e a expectativa é de que os jogos sigam até 25 de setembro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), responsável por garantir a infraestrutura necessária para a realização do maior evento multiesportivo do Brasil para atletas de até 17 anos.
Ao visitar o palco dos Jogos, o governador Ibaneis Rocha destacou os benefícios dos jovens que praticam atividade física e da posição estratégica do Distrito Federal para sediar o evento: “Fazer esportes com essa dedicação ajuda também na formação desses jovens, que serão, no futuro, a esperança de que o país se desenvolva de verdade. Além disso, é uma alegria receber todas as delegações em Brasília. Isso mostra para o Brasil e para o mundo que temos a capacidade de receber grandes eventos. A gente espera ter mais edições aqui, afinal, temos na capital da República todas as facilidades de acesso aos competidores, desde hoteis bem localizados a um aeroporto que nos liga a todas as capitais do país”, defende o chefe do Executivo.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, o apoio e incentivo aos atletas competidores do Distrito Federal é crucial para que consigam chegar às competições de grande porte, como os Jogos da Juventude: “Temos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos, que são incubadoras de grandes talentos. Além disso, há os programas da secretaria, como Compete Brasília e o Bolsa Atleta, que ajudam esses atletas a estarem competindo no seu dia a dia, com condições para isso, para que possam viajar tanto aqui para dentro do nosso país, como para fora também. Receber, na nossa cidade, atletas do Brasil inteiro mostra que realmente Brasília tem se tornado, por toda a sua infraestrutura local, um local ideal para esses grandes eventos”.
Para a diretora de comunicação e marketing do COB, Manoela Penna, foi acertada a escolha por Brasília para sediar o evento. “Tem sido jogos espetaculares aqui, com todas as condições técnicas para a realização e o apoio do GDF. É fácil o acesso para os estádios. Em termos de logística, todos conseguem chegar facilmente aos locais e temos acomodação de ótimo nível. É um evento que realmente movimenta bastante Brasília, essa cidade que nos acolheu perfeitamente”, elogia.
Até o momento, a delegação do DF já conquistou 17 medalhas, sendo que seis são do atleta de ginástica artística José Luís Miranda, de 14 anos. Aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, o jovem ressalta a emoção de competir dentro de casa: “Ter essa participação nos Jogos da Juventude aqui em Brasília é legal demais. O país todo está aqui, com muitos atletas bons e eu consegui 1º lugar em judô geral, 2º lugar solo, 1º lugar cavalo, 3º lugar gola, 2º lugar paralela e 1º lugar barra. Isso mostra que eu me superei em comparação com as outras competições que já participei”.
Receber, na nossa cidade, atletas do Brasil inteiro mostra que realmente Brasília tem se tornado, por toda a sua infraestrutura local, um local ideal para esses grandes eventos”.Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer
A dimensão dos Jogos da Juventude se revela em números expressivos: serão mais de 40 mil diárias de hospedagem, cerca de 70 mil refeições servidas e 13 caminhões de materiais movimentados para a realização da competição. Além das disputas esportivas, o evento também aposta em iniciativas de impacto, como ações de sustentabilidade — com coleta seletiva e descarte correto de resíduos — e o programa Esporte Seguro, do COB. Entre as medidas previstas estão curso obrigatório para líderes e oficiais, sala exclusiva de atendimento com plantão permanente e a inclusão do tema da saúde mental, com apoio de especialistas.
A SEL-DF também desempenha papel central na operação. Cabe à pasta fornecer mobiliário, computadores e equipes de recursos humanos, além de garantir segurança e limpeza tanto nas arenas quanto nos espaços administrativos. A secretaria ainda atua como mediadora para a cessão das instalações esportivas, que estão distribuídas em 16 locais do Distrito Federal, todos preparados para receber as modalidades em disputa.
Reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro, os Jogos da Juventude já revelaram grandes nomes. Entre eles, as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes (judô) e Duda Lisboa (vôlei de praia); os medalhistas olímpicos Alison dos Santos Piu, Caio Bonfim e Rosângela Santos (atletismo); além de Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta (judô), Fernando Scheffer (natação), Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana (vôlei). O futebol também tem sua estrela revelada no torneio: Rodrygo, atacante da seleção brasileira e do Real Madrid, disputou os Jogos no início da carreira.
De volta ao lugar onde tudo começou — já que o Distrito Federal sediou a primeira edição em 2000 —, a competição deste ano reune 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz realizou primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro, na terça-feira (16)
Ex-presidente apresentou melhora dos sintomas e da função renal
Ex-presidente segue hospitalizado em Brasília para reavaliação médica
Programa gratuito de transporte público do GDF amplia circulação na cidade, estimula lazer, fortalece o comércio e aumenta arrecadação