
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Medida publicada no DODF desta sexta-feira amplia ações de prevenção à ocorrência da influenza aviária na capital Foto: Divulgação/Agência Brasília O Distrito Federal está em situação de emergência zoossanitária, pelo período de 180 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta (11) e intensifica as ações de prevenção da ocorrência da influenza aviária …
Continue reading “Governo declara situação de emergência zoossanitária no DF”
Medida publicada no DODF desta sexta-feira amplia ações de prevenção à ocorrência da influenza aviária na capital

Foto: Divulgação/Agência Brasília
O Distrito Federal está em situação de emergência zoossanitária, pelo período de 180 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta (11) e intensifica as ações de prevenção da ocorrência da influenza aviária de alta patogenicidade na capital do país. Até o momento não há ocorrência da doença no Distrito Federal. Contudo, foram identificados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em outros estados brasileiros e em países da América do Sul.
Diante do risco de introdução da influenza aviária no DF, o secretário executivo de Agricultura, Rafael Bueno, esclarece que “a declaração de emergência sanitária para Influenza Aviária se dá por orientação do Ministério da Agricultura a todos os estados brasileiros.” “Isso possibilita a distribuição de recursos do Governo Federal para ampliarmos as medidas de prevenção, diminuindo a chance de ocorrência da doença aqui no Distrito Federal”, completa.

A subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do DF, Danielle Araújo, reforça a relevância da intensificação das ações de fiscalização e controle da doença. “Estamos chegando em setembro, que é um mês de intensa atividade migratória de aves silvestres por aqui. O decreto de emergência zoossanitária é um instrumento para aumento da mobilização dos órgãos envolvidos em um possível atendimento emergencial, e sensibilização da população sobre a doença”.
“O decreto possibilita a distribuição de recursos do Governo Federal para ampliarmos as medidas de prevenção, diminuindo a chance de ocorrência da doença aqui no Distrito Federal”Rafael Bueno, secretário executivo da Seagri
Para a subsecretária, o alinhamento entre ações federais e distritais para o enfrentamento à influenza é fundamental para o rápido controle de um possível caso da doença no Distrito Federal. “O decreto de emergência zoossanitária permite mais agilidade nas aquisições de equipamentos e insumos, a fim de estarmos preparados para uma rápida atuação, caso haja a identificação de um foco de influenza”, afirma Danielle Araújo.
No que se refere à sensibilização dos produtores e da população em geral, o decreto lista os sinais clínicos suspeitos para influenza nas aves. Situações como mortalidade alta e súbita no plantel, sinais respiratórios, nervosos e digestivos nas aves, queda na postura e produção de ovos deformados, com casca fina ou sem pigmentação, devem ser notificados imediatamente ao Serviço de Defesa Agropecuária da Seagri-DF .
Para o produtor rural que tem criação de aves, o que muda é que as ações de vigilância para influenza aviária nas propriedades rurais serão ainda mais intensificadas. “Por isso, pedimos o apoio de todos para manterem as aves protegidas, e para seguirem as normas de biosseguridade recomendadas”, reforça Danielle Araújo.
*Com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
