
Áreas de três regiões do DF ficarão sem energia nesta sexta (15)
A interrupção temporária ocorrerá das 10h às 16h, para garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Obra beneficia cerca de 20 mil moradores, ao possibilitar ampliação da oferta de transporte coletivo e melhorar a segurança e a mobilidade da região
Nesta quinta-feira (14), os moradores do Morro da Cruz, em São Sebastião, receberam a conclusão da pavimentação da Rua 19. A obra, reivindicação antiga da comunidade, vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas. Com 1,4 km, a via recebeu aproximadamente 400 toneladas de massa asfáltica, sendo 50 toneladas aplicadas nesta etapa final, na bifurcação. A rua, que já é rota de ônibus escolares, também passará a receber transporte coletivo e vai ampliar a mobilidade da região. Nos próximos dias, será feito o mapeamento para a sinalização da pista.
A intervenção é executada por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Administração Regional de São Sebastião. “Esse asfalto fez todo o rodeador, conectando com a subida do Morro da Cruz. É um ganho muito grande, que beneficia muitas pessoas, entre moradores e usuários diários da via, que a utilizam para ir ao trabalho, visitar o comércio e circular pela região”, ressalta o administrador Roberto Medeiros.
Ele destaca ainda que a melhoria trará impactos importantes no dia a dia. “Já sentimos a diferença nos últimos dias com o asfalto novo. Agora, vamos mapear a via, instalar quebra-molas e fazer a sinalização. Essa pavimentação vai trazer mais conforto para a comunidade.”
A empresária Ester Oliveira, 22, que mora há sete anos na Rua 19, lembra que, antes da pavimentação, a situação era difícil. “Era muito buraco, muita poeira, não tinha nada aqui. Para se locomover era ruim, não tinha nem parada de ônibus próxima. A gente precisava caminhar mais de dez minutos, muitas vezes no sol quente, já que não temos transporte próprio e tudo é muito longe. Para ir ao centro, era preciso sair com pelo menos uma hora de antecedência”, conta.
Com o asfalto novo, a realidade mudou. “Agora a poeira vai diminuir e, como sou ciclista, ficou maravilhoso. Ontem mesmo eu e meu esposo já inauguramos a estrada, fomos até o centro. Está perfeito. E essa nova parada próxima também ficou muito boa para quem mora tão distante”, comemora.
Morador do bairro há mais de 15 anos, o antenista William Almeida, 42, reforça que a poeira afetava muito os moradores, inclusive na saúde, pois, quem sofre de problema respiratório, tinha uma piora do quadro clínico. Já a chuva era um transtorno para o tráfego: “Ficava cheio de lama e buracos. Eu trabalho na rua, rodando pela cidade, e aqui sempre precisei fazer manutenção na suspensão do carro por causa dos danos. Agora, o asfalto está um verdadeiro tapete. Comparado a antes, hoje está uma maravilha. Espero que o bairro cresça cada vez mais e que mais melhorias venham”.
O comerciante Geraldo Cardoso, 36, que mantém comércio no Morro da Cruz há nove anos, aguardava pela pavimentação desde que abriu o negócio. Ele avalia que a pavimentação não só melhora o dia a dia, mas também a imagem do local: “Traz uma boa impressão tanto para o comércio quanto para o bairro. Quando as melhorias chegam, elas atraem mais clientes e fortalecem o comércio”.
O coordenador do programa GDF Presente em São Sebastião, Leandro Cardoso, por sua vez, enfatiza a importância do projeto para dar suporte às administrações regionais e garantir a continuidade das demandas da população, como a da pavimentação da Rua 19. “Trata-se de uma rota estratégica da cidade, que atende uma grande população carente de transporte público. Com essa entrega, vamos melhorar a mobilidade, facilitar o trânsito e atender uma cidade que está em pleno crescimento e desenvolvimento”, afirma.
O Morro da Cruz também recebeu recentemente a instalação de abrigos em pontos de ônibus pela equipe da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) e o recapeamento da avenida principal de São Sebastião, executado pela Novacap. Além disso, em breve, a região ganhará mais de mil lâmpadas de LED no Morro da Cruz e na Vila do Boa.
A interrupção temporária ocorrerá das 10h às 16h, para garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Contribuinte tem acesso a ferramentas online para consultar débitos relativos a IPVA, IPTU, TLP e Licenciamento
O site Pátio DVA Brasília está utilizando indevidamente o nome da autarquia
São 80 oportunidades para interessados em trabalhar nos dois shows; cadastramento será aberto nesta segunda-feira (18)