
Governador Ibaneis Rocha participa do encontro Desperta Brasil
Evento reúne 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha para 19 horas de programação; público contou com transporte gratuito também no sábado (30) pelo programa Vai de Graça
Secretaria de Saúde publicou novo edital de credenciamento para ampliar a realização de cirurgias gerais na rede pública
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou, na quinta-feira (10), novo edital de credenciamento para ampliar a realização de cirurgias gerais na rede pública. Serão ofertadas mais de 2,8 mil vagas para procedimentos de colecistectomia videolaparoscópica e de hernioplastias umbilicais, inguinais e crurais – cirurgias indicadas, por exemplo, para tratamento de pedras na vesícula e para correção de hérnias inguinais e incisionais.
Os pacientes contemplados pelo edital já são acompanhados pela rede pública e serão direcionados conforme os critérios do Complexo Regulador do DF. A contratação será feita por meio da rede complementar de saúde, com base na Lei de Licitações, incorporando experiência acumulada pela SES-DF em contratações anteriores de cirurgias eletivas.
Embora classificados como eletivos, esses procedimentos são essenciais para evitar complicações clínicas, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e otimizar os recursos do sistema. O edital de credenciamento completo pode ser conferido neste link.
Além do edital de cirurgias gerais, na última semana a SES-DF divulgou os editais de credenciamento para os procedimentos de cabeça e pescoço, oftalmologia, coloproctologia e operações vasculares. Serão beneficiados, por exemplo, pacientes que atualmente sofrem com catarata, hemorróidas e varizes, além dos que precisam retirar a tireoide ou amígdalas.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Evento reúne 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha para 19 horas de programação; público contou com transporte gratuito também no sábado (30) pelo programa Vai de Graça
Imunizante está disponível apenas na rede privada do Brasil
Operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a Secretaria de Segurança Pública do DF terá atuação durante julgamento na Corte Suprema e no desfile cívico do próximo domingo (7/9)
Embora não tenha cura, condição pode ser controlada; doença é mais comum em adultos entre 20 e 40 anos