
Fraudes no INSS: prazo para pedido de ressarcimento termina em 14 de fevereiro
Cerca de 6,2 milhões de pessoas contestaram valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Plano do Ministério da Previdência é pagar a primeira parcela da gratificação em abril e a segunda em maio

Com a aprovação do Orçamento da União pelo Congresso, o governo quer antecipar o pagamento das parcelas do 13º deste ano aos aposentados e pensionistas do INSS. O plano do Ministério da Previdência é pagar a primeira parcela da gratificação em abril e a segunda em maio.
Segundo técnicos do governo, o processo já foi enviado ao Ministério da Fazenda. A expectativa é que o decreto que vai permitir a antecipação das parcelas seja assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o início de abril. A folha do INSS começa a rodar na segunda semana de cada mês.
A medida foi adotada em 2024, mas neste ano o benefício ocorre em meio à queda na popularidade do governo. A antecipação do pagamento do 13º dos beneficiários do INSS tem potencial para injetar na economia cerca de R$ 70 bilhões e beneficiar 35 milhões de pessoas.
O pagamento do benefício sempre começa no dia 25 para quem ganha até um salário mínimo. Acima disso, o crédito é feito nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.
Um dos argumentos para a antecipação é que a medida não tem impacto fiscal, altera apenas o fluxo de pagamentos no exercício. Tradicionalmente, o 13º é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro.
Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Cerca de 6,2 milhões de pessoas contestaram valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Proprietário de automóvel que discorde da base de cálculo do imposto pode pedir impugnação por meio do atendimento virtual

Efeitos só serão sentidos no salário pago a partir de fevereiro

Manifestação conjunta de associações, que representam 757 instituições, acontece após TCU determinar inspeção em documento do Banco Master, liquidado em novembro