
Mais de 390 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil, diz IBGE
Números cresceram após mudanças na metodologia

Outra publicação, também voltada para professores, traz 70 atividades lúdicas que exploram os componentes da alfabetização O Ministério da Educação (MEC) lançou duas publicações voltadas a professores da alfabetização: o Livro do Professor Alfabetizador e o Livro de Atividades. As duas obras reúnem, respectivamente, conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no …
Continue reading “Governo Federal lança livros com estratégias de alfabetização baseadas na ciência”
Outra publicação, também voltada para professores, traz 70 atividades lúdicas que exploram os componentes da alfabetização
O Ministério da Educação (MEC) lançou duas publicações voltadas a professores da alfabetização: o Livro do Professor Alfabetizador e o Livro de Atividades. As duas obras reúnem, respectivamente, conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora).

São conteúdos do curso Práticas de Alfabetização e atividades complementares contidas no Sistema On-Line de Recursos para Alfabetização (Sora)
O curso Práticas de Alfabetização faz parte do Tempo de Aprender, programa estratégico na operacionalização da Política Nacional de Alfabetização. Já o Sora consiste em um repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos para o planejamento de aula.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, assina a nota de apresentação dos livros, os quais, segundo ele, compõem um “material articulado de qualidade, baseado em evidências científicas e em práticas exitosas de alfabetização”. “Mais uma vez, reafirmamos o compromisso deste Governo com os primeiros anos escolares, na dedicação de oferecermos o melhor, especialmente, aos professores alfabetizadores brasileiros”, acrescenta o ministro.

Imagem de destaque: AnukEvo
Os dois livros lançados pelo MEC (assim como o Sora e o curso Práticas de Alfabetização) são frutos de uma parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os conteúdos inspiram-se em recursos pedagógicos elaborados pelo Florida Center for Reading Research (FCRR), centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Florida State University.
Confira aqui o Livro de Atividades.
Com informações do Ministério da Educação

Números cresceram após mudanças na metodologia

Multa é aplicada por deduzirem impostos da tragédia de Mariana

Para pesquisadores, preservação é vital para conter aquecimento global

Entidades pedem anulação de licença concedida à Petrobras pelo Ibama
