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Guia dá dicas aos condutores de como evitar os riscos e gerenciar imprevistos que possam acontecer na estrada O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), preparou um guia com dicas para que os condutores evitem os riscos e gerenciem as surpresas desagradáveis e imprevistos que podem acontecer na estrada. …
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Guia dá dicas aos condutores de como evitar os riscos e gerenciar imprevistos que possam acontecer na estrada
O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), preparou um guia com dicas para que os condutores evitem os riscos e gerenciem as surpresas desagradáveis e imprevistos que podem acontecer na estrada. As viagens de carro costumam ser mais frequentes no mês de janeiro, devido ao período de férias e para que tudo corra bem durante o percurso, é necessário que seu veículo esteja com a manutenção em dia e com os requisitos básicos de segurança como extintor, estepes, triângulo, todos revisados.
– Foto: Dnit
Isso é fundamental, pois o motorista cansado e preocupado tem seus reflexos e atenção diminuídos e com isso as chances de sonolência ao volante aumentam consideravelmente.
Para o caminhoneiro e motorista de ônibus, acostumados a dirigir longas horas, a Lei nº 12.619/2012, conhecida como Lei do Descanso, determina que cumpram paradas de 30 minutos a cada quatro horas ao volante. Ela também assegura que esses profissionais tenham o direito de parar/descansar durante uma hora para fazer refeição e a não viajar com menos de 11 horas de descanso entre uma viagem e outra.
Velocidades seguras são aquelas nem acima da máxima permitida, nem abaixo da mínima. Dirigir de forma segura, ao contrário do que muitos podem pensar, não é apenas obedecer aos limites de velocidades permitidos. É ter equilíbrio e bom senso e estar atento ao que acontece ao redor para agir prontamente a fim de evitar sinistros.
Fatores como a falta ou o excesso de iluminação na rodovia, chuvas, movimento do trânsito e muitos outros podem representar perigos durante a viagem. Para enfrentar condições adversas como estas, respeite a velocidade máxima permitida, não se arrisque em ultrapassagens e evite as multas.
Além de comida e água a bordo, é essencial que o macaco e o triângulo de sinalização estejam em dia, bem como ferramentas: chaves de rodas, de boca e de fenda; alicate, luvas e lanterna, caso hajam problemas noturnos. Especialistas também recomendam fusíveis reservas para panes elétricas simples.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em três artigos (169, 235 e 252) as regras para transporte de animais em veículos.
O pet pode viajar em caixa de transporte compatível com o tamanho do animal, usando cinto de segurança peitoral preso ao mecanismo do cinto do próprio veículo; em assento de cadeirinha (a cadeirinha é quase uma cestinha que fica fixa ao banco, com o pet dentro, preso à coleira) – recomendado para pets pequenos de até dez quilos e, também, entre a grade de segurança (em diversos formatos e materiais) – indicada para animais de grande porte, geralmente colocada entre o banco de trás e a parte da frente do carro.
Todo esse cuidado com seu animal é importante para, além de evitar infrações, impedir que vidas sejam colocadas em risco com freadas bruscas, bloqueio da visão, desvio da atenção do condutor etc.
Também no CTB, há a previsão de que o transporte de crianças com idade inferior a dez anos ou que não tenham atingido a altura de 1m45cm seja realizado, obrigatoriamente, em cadeirinhas compatíveis. O não cumprimento da regra acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e multa por infração gravíssima.
Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
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