
OVG abre processo seletivo para fiscais do Restaurante do Bem em varias cidades
Inscrições gratuitas vão de 13 a 17 de agosto no site da OVG.
Minutas de lei e de decreto são alguns dos modelos de referência desenvolvidos por técnicos e pesquisadores em inspeção de produtos de origem animal
Fotos: Wenderson Araújo/CNA
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) disponibilizou um conjunto de modelos de normativas que servem de referência para a implementação e regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios goianos.
O material inclui minutas de lei e de decreto, bem como outros documentos necessários para as atividades de inspeção e fiscalização, como Termo de Fiscalização, Auto de Infração, modelos de carimbos pertinentes ao SIM, entre outros.
Visando à efetiva instituição e operacionalização do SIM em municípios do Estado de Goiás, o documento foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho (GT) composto por profissionais especializados no marco regulatório da inspeção de produtos de origem animal.
Participaram do GT representantes da:
Seapa;
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa);
Comissão Estadual de Tecnologia e Higiene Alimentar do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV);
médicos-veterinários vinculados à Secretaria de Saúde de Goiânia,
além da colaboração de auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás do Ministério da Agricultura e Pecuária (SFA-GO/Mapa).
É importante ressaltar que os documentos disponibilizados de minutas da lei, do decreto e dos anexos são modelos de referência, passíveis de adaptação conforme as necessidades e entendimento da equipe responsável pela implementação do SIM em municípios de Goiás.
Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o desenvolvimento dos modelos de normativas é fundamental para uma maior uniformidade do SIM em todo o estado.
“Ter um material que engloba todos os documentos necessários para a implementação e regulamentação do SIM facilita que os municípios goianos avancem de forma técnica, segura e alinhada às legislações vigentes”, ressaltou.
Na avaliação do gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias, André Lousa, o documento atende a uma demanda técnica recorrente dos municípios.
“Os modelos propostos oferecem parâmetros claros e atualizados para a estruturação do serviço de inspeção, desde a base legal até os procedimentos operacionais”, pontuou.
O material completo, incluindo os modelos de Minuta de Lei, Minuta de Decreto, termos, autos e formulários técnicos, está disponível para acesso e download no site oficial da Seapa.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás
Inscrições gratuitas vão de 13 a 17 de agosto no site da OVG.
Governo de Goiás disponibilizou resultado dos selecionados para cadastro reserva do Aprendiz do Futuro, conforme o calendário previsto
Vacina é o melhor caminho para reduzir o número de casos e mortes por câncer de colo do útero e outras doenças associadas ao HPV
Nesta sexta-feira (15/08), vence a parcela de agosto do IPVA 2025 para todos os finais de placa