Acidentes com animais peçonhentos aumentam quase 12% no Distrito Federal, em 2024
15 de janeiro, 2025Primeira semana de 2025 já registra 52 notificações, sendo 85% causadas por escorpiões
Representantes de banco alertaram que concessão de crédito estava inviável sem alterações no teto desde junho de 2024
Após parte dos bancos suspenderem a oferta do crédito consignado por falta de mudanças no teto de juros, o governo realizará uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na próxima quinta-feira, dia 09. O tema será a mudança no teto da cobrança do serviço financeiro oferecido para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O teto do consignado está parado em 1,66% ao mês desde junho de 2024, mesmo com o aumento de 10,50% para 12,25% da taxa Selic a partir de setembro. Insatisfeitos, representantes de bancos alertaram ao governo que a concessão do consignado está ficando inviável.
Parte das instituições financeiras, inclusive, já suspendeu a oferta do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS por meio de correspondentes bancários, que demandam um custo adicional de comissão.
Segundo números do setor bancário apresentados aos ministérios a Fazenda e da Previdência, o spread (diferença entre o custo de captação e os juros cobrados dos clientes) dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas é de 0,51%, em média, atualmente.
O spread, somado aos impostos, custos operacionais e distribuição, e provisões para o caso de inadimplência fazem com que a rentabilidade nessa linha esteja negativa atualmente para os bancos.
Primeira semana de 2025 já registra 52 notificações, sendo 85% causadas por escorpiões
Programada para seguir até sexta-feira (17), operação passará por nove pontos
Versão atualizada do documento aprimora o atendimento prestado por profissionais da Secretaria de Justiça e Cidadania
Governo vai revogar norma da Receita que ampliava fiscalização de movimentações financeiras