Brasília Agora


POLÍTICA

Governo nomeia novos chefes da PRF nos 26 estados e no DF

14 de março, 2023

Superintendentes regionais anteriores foram exonerados em janeiro; parte dos novos gestores já tinha assumido a função  O governo federal publicou no “Diário Oficial da União” […]

Governo nomeia novos chefes da PRF nos 26 estados e no DF
Além de trocar os comandos regionais, governo vai trocar superintendentes locais - Foto: Tomaz Silva/ABr

Superintendentes regionais anteriores foram exonerados em janeiro; parte dos novos gestores já tinha assumido a função 

O governo federal publicou no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (13) a nomeação dos novos superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal nos 26 estados e no Distrito Federal. Os ocupantes anteriores dos cargos tinham sido exonerados em 19 de janeiro, e parte dos novos diretores já vinha atuando na função de forma interina.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou todos os comandos regionais da PRF e deve trocar, também, todos os superintendentes locais da Polícia Federal. Durante o governo anterior, o então presidente Jair Bolsonaro manteve uma relação de proximidade com a cúpula da PF e da PRF e, com frequência, foi acusado pela oposição de aparelhar as corporações e fazer alterações nos comandos das equipes para driblar investigações.

No segundo turno das eleições, a PRF chegou a descumprir ordens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter fiscalizações de transporte de eleitores – as ações foram vistas como uma tentativa de atrapalhar a chegada das pessoas aos locais de votação. As nomeações são assinadas pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

NO DF

No Distrito Federal, quem ficará na função será Igor de Carvalho Ramos. Ele assume o lugar de Leonardo Alves de Oliveira Rodrigues. A nomeação de Igor Ramos saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13/3), assinada pelo secretário executivo do MJSP, Ricardo Cappelli. Há 12 anos na PRF, o novo chefe regional trabalhava na Divisão de Articulação Institucional, na sede-geral da corporação, antes de ser nomeado para o novo cargo.

Na gestão nacional, atuou por quatro anos consecutivos como vice e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da PRF. Igor Ramos ficou responsável por coordenar as políticas da instituição na área – principalmente para enfrentamento ao tráfico de pessoas, à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como aos trabalhos escravo e infantil —, com foco na proteção de grupos historicamente vulnerabilizados.

PERFIL

O novo superintendente da PRF no DF é formado em direito, pós-graduado em direito público e na área de educação transformadora. Também foi coautor do Manual de Enfrentamento aos Crimes contra os Direitos Humanos; coautor e coordenador do primeiro curso avançado de direitos humanos de uma instituição de segurança pública no país; e autor das Cartilhas do Projeto Mapear, que localiza pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais.