Termina nesta sexta-feira prazo para quitar débitos com descontos de mais de 90%
16 de janeiro, 2025Acordos podem ser feitos pela internet ou presencialmente. Saiba como participar de programa do governo federal
Planalto voltou atrás e revogou norma que aumentava a fiscalização após ser pressionado por onda de fake news nas redes sociais
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (dia 16) a medida provisória (MP) que reforça a não taxação e o respeito ao sigilo bancário nas transações feitas por Pix. A publicação foi a opção adotada pelo governo após a revogação da norma da Receita Federal que apenas ampliava o monitoramento das operações, mas que foi alvo de uma onda de fake news sobre o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC).
Além disso, a MP prevê explicitamente que os pagamentos com Pix se equiparam ao dinheiro em espécie, sendo proibida a aplicação de qualquer taxa sobre a operação.
Nesta quarta-feira (dia 15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou a edição da MP após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a forte repercussão negativa em relação a uma norma da Receita Federal que ampliava a fiscalização de movimentações financeiras de pessoas e empresas.
O governo, então, decidiu revogar a norma e ditar a medida provisória. Na prática, está mantido o que valia até o fim do ano passado. Segundo Haddad, a revogação visa a evitar que a norma da Receita Federal fosse usada como pretexto pela oposição para não analisar a MP.
— A MP vai garantir na lei que o consumidor tem o direito de exigir o pagamento em pix, se estiver em disponível (no comércio), pelo mesmo valor que seria pago em dinheiro — disse Haddad, que completou: — A MP garante a não tributação da utilização dessa forma de pagamento e o sigilo bancário na forma da legislação aplicável ao Pix, como qualquer outra forma de pagamento, como sempre foi. É só o reforço daquilo que já está na legislação, tornando mais claro que esses princípios estarão resguardados pela MP.
Acordos podem ser feitos pela internet ou presencialmente. Saiba como participar de programa do governo federal
No ano o índice subiu 3,8% e, em 12 meses até novembro, o IBC-Br apresentou crescimento de 3,6%
Prazo para decisão presidencial sobre o assunto se esgota nesta quinta. Haddad diz que intervenções mexem apenas em ‘questões técnicas’
Governo vai editar uma medida provisória reforçando a gratuidade e o sigilo bancário do meio de pagamento