Lula diz que governador de Minas deveria dar um ‘prêmio’ a ele por proposta que renegocia dívidas dos estados
22 de janeiro, 2025Ausência de Romeu Zema em evento voltado para rodovia em Minas Gerais foi criticada por ministro
Governo mira déficit zero neste ano
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta quarta-feira que o governo vai tomar medidas de contenção de gastos adicionais caso sejam necessárias para cumprir a meta fiscal deste ano.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário reafirmou que o governo alcançou as metas fiscais estabelecidas para o ano passado e que terá o mesmo compromisso com as contas públicas em 2025.
— Agora, para 2025 o compromisso é o mesmo, refazer o balanço e continuar trabalhando, se tiver que fazer medidas adicionais, tem que fazer para tomar as ações necessárias para a gente de fato cumprir a meta — afirmou.
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, sinalizou que o governo deve adotar novas medidas fiscais neste ano.
Nesta quarta, Ceron disse que o governo está fazendo o balanço da efetividade das medidas aprovadas no ano passado e do impacto que as alterações impostas pelo Congresso causaram.
— E agora é o momento, nós estamos passando por cima de fazer o balanço das medidas que foram aprovadas, as alterações, para verificar se há necessidade de alguma medida adicional para a gente cumprir as metas do ano.
A meta de resultado primário para 2025 prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é de déficit zero, como em 2024. A regra, no entanto, prevê uma tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB para mais ou para menos. Ou seja, o governo também cumprirá a meta se fechar o ano com um superávit de 0,25% do PIB ou déficit de 0,25%.
Ausência de Romeu Zema em evento voltado para rodovia em Minas Gerais foi criticada por ministro
Ministério da Agricultura ressalta que a suspensão se restringiu a unidades das empresas e as companhias continuam exportando soja para a China
Ações reuniram Ministério da Previdência, PF e Ministério Público
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 673,62