Condição física de Neymar não assusta o Santos
21 de janeiro, 2025São quase 450 dias, somados, fora de combate pelo clube saudita, por ruptura do ligamento do joelho, lesão na coxa
Clubes precisam de pelo menos 20 pontos para sonhar com a vaga, calcula UFMG
O Campeonato Carioca começa a entrar numa nova fase a partir de agora. Os elencos principais de Vasco e Fluminense estarão à disposição para os jogos do meio da semana. E os de Flamengo e Botafogo passarão a ser utilizados, respectivamente, nas duas rodadas seguintes. Mas o uso do time A não será sinônimo de vida fácil para eles. Com o baixo aproveitamento das equipes sub-23 no começo do torneio e todos os clássicos ainda a serem disputados, a chance dos quatro grandes avançarem juntos às semifinais é menor do que 1%.
De acordo com os cálculos do professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática da UFMG, neste momento as chances de o quarteto se classificar é de apenas 0,002%. Isso mesmo restando ainda oito rodadas para o fim da fase de classificação e com a perspectiva de melhora dos grandes após a estreia de seus times principais.
— Eles teriam que apresentar uma pontuação muito alta na fase final da competição. Mas, mesmo assim, ainda vão se enfrentar. Então não será possível os quatro terem um desempenho excelente — ponderou Gilcione, que para fazer estas contas levou em consideração a previsão de estreia do time principal de cada um.
A presença de ao menos um “penetra” nas semifinais já é praticamente uma tradição recente do Carioca. Desde 2021, quando o campeonato passou a ser disputado no formato atual, apenas uma vez (2022) os quatro grandes avançaram.
No primeiro ano, Portuguesa e Volta Redonda se intrometeram entre os quatro semifinalistas. Em 2023, o Voltaço mais uma vez marcou presença. Já, no ano passado, o Nova Iguaçu foi além e chegou à decisão.
Na edição atual, o clube da Baixada Fluminense desponta mais uma vez para estar entre os quatro primeiros colocados. Líder da Taça Guanabara com sete pontos, é ele quem tem a maior probabilidade de avançar às semifinais de acordo com os cálculos da UFMG: 58,8%. É seguido de perto por Volta Redonda (56,9%) e Maricá (50,3%). A conta leva em consideração quem já enfrentou ou enfrentará os grandes com times alternativos e quem não terá mais esta oportunidade.
Na metade de baixo da tabela, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco registram apenas uma vitória no total de 12 partidas já realizadas por eles. Com isso, aparecem com poucas chances de classificação.
Com apenas um ponto, o rubro-negro tem apenas 25,1%. Já o tricolor, que soma dois empates e uma derrota, tem 28,6%. Cruz-maltinos e alvinegros somam três pontos cada, mas apresentam percentuais diferentes. O do Botafogo é de 31,6%. Já o do Vasco, de 38%.
— O Vasco possui mais chances porque terá a equipe principal já na próxima rodada — explica Gilcione.
A UFMG considera que, a partir dos 20 pontos, a chance de avançar às semifinais é superior a 99%. Mas apenas com 22 ela é 100% garantida. Isso significa que os elencos principais dos clubes grandes terão trabalho para tentar evitar serem eles os que ficarão de fora.
O uso de equipes alternativas — uma mistura de atletas da base com alguns profissionais que precisam de minutagem — foi a solução encontrada para o fato de o Estadual ter começado dois dias após o fim do período de férias. Pelo regulamento, é permitido até a quinta rodada. Este ano, todos os quatro aderiram ao recurso. Mas a falta de entrosamento e de experiência os deixou em desvantagem em relação aos pequenos. Com exceção do Vasco, os outros três fazem sua pior largada após três jogos desde a adoção deste formato, em 2021.
Cada um dos quatro adotou uma estratégia diferente em relação ao uso da força máxima. O Vasco será o primeiro. Estreia seu time principal em 2025 já na próxima quinta, contra o Madureira, na Arena da Amazônia, sob o comando do técnico Fábio Carille.
Desde ontem, o Fluminense unificou os elencos. O principal, que vinha em ritmo de pré-temporada, se juntou ao do Carioca. Alguns atletas da base relacionados para as três primeiras rodadas retornaram para Xerém. Outra novidade é que o técnico Mano Menezes assume os treinamentos e a área técnica. Mas a tendência é que ele reveze as peças nas próximas duas rodadas e só leve a campo a formação 100% titular a partir do duelo com o Botafogo, no dia 29.
O Flamengo já deixou os EUA, onde fez parte de sua pré-temporada. Mas optou por dar ao elenco principal mais uma semana de treinos. Com isso, só passa a utilizar o time A no sábado, contra o Volta Redonda, no Mané Garrincha.
Último a retornar de férias devido à disputa da Copa Intercontinental, o Botafogo será o quarto grande a usar força máxima no Carioca. A previsão é de que o faça no clássico contra o Flu.
São quase 450 dias, somados, fora de combate pelo clube saudita, por ruptura do ligamento do joelho, lesão na coxa
A construção do estádio no terreno do Gasômetro, comprado por cerca de R$ 170 milhões em 2023
Decisão adia a votação por causa de polêmicas e confusão durante a reunião
Jogador de 26 anos atua em mais de uma função e jogou suas últimas três temporadas no Athletico-PR