ESPORTES

Grandes têm menos de 1% de chances de irem juntos à semifinal do Carioca

21 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Clubes precisam de pelo menos 20 pontos para sonhar com a vaga, calcula UFMG

O Campeonato Carioca começa a entrar numa nova fase a partir de agora. Os elencos principais de Vasco e Fluminense estarão à disposição para os jogos do meio da semana. E os de Flamengo e Botafogo passarão a ser utilizados, respectivamente, nas duas rodadas seguintes. Mas o uso do time A não será sinônimo de vida fácil para eles. Com o baixo aproveitamento das equipes sub-23 no começo do torneio e todos os clássicos ainda a serem disputados, a chance dos quatro grandes avançarem juntos às semifinais é menor do que 1%.

O time B do Flamengo foi derrotado pelo Nova Iguaçu

De acordo com os cálculos do professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática da UFMG, neste momento as chances de o quarteto se classificar é de apenas 0,002%. Isso mesmo restando ainda oito rodadas para o fim da fase de classificação e com a perspectiva de melhora dos grandes após a estreia de seus times principais.

— Eles teriam que apresentar uma pontuação muito alta na fase final da competição. Mas, mesmo assim, ainda vão se enfrentar. Então não será possível os quatro terem um desempenho excelente — ponderou Gilcione, que para fazer estas contas levou em consideração a previsão de estreia do time principal de cada um.

A presença de ao menos um “penetra” nas semifinais já é praticamente uma tradição recente do Carioca. Desde 2021, quando o campeonato passou a ser disputado no formato atual, apenas uma vez (2022) os quatro grandes avançaram.

No primeiro ano, Portuguesa e Volta Redonda se intrometeram entre os quatro semifinalistas. Em 2023, o Voltaço mais uma vez marcou presença. Já, no ano passado, o Nova Iguaçu foi além e chegou à decisão.

Na edição atual, o clube da Baixada Fluminense desponta mais uma vez para estar entre os quatro primeiros colocados. Líder da Taça Guanabara com sete pontos, é ele quem tem a maior probabilidade de avançar às semifinais de acordo com os cálculos da UFMG: 58,8%. É seguido de perto por Volta Redonda (56,9%) e Maricá (50,3%). A conta leva em consideração quem já enfrentou ou enfrentará os grandes com times alternativos e quem não terá mais esta oportunidade.

Na metade de baixo da tabela, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco registram apenas uma vitória no total de 12 partidas já realizadas por eles. Com isso, aparecem com poucas chances de classificação.

Com apenas um ponto, o rubro-negro tem apenas 25,1%. Já o tricolor, que soma dois empates e uma derrota, tem 28,6%. Cruz-maltinos e alvinegros somam três pontos cada, mas apresentam percentuais diferentes. O do Botafogo é de 31,6%. Já o do Vasco, de 38%.

— O Vasco possui mais chances porque terá a equipe principal já na próxima rodada — explica Gilcione.

A UFMG considera que, a partir dos 20 pontos, a chance de avançar às semifinais é superior a 99%. Mas apenas com 22 ela é 100% garantida. Isso significa que os elencos principais dos clubes grandes terão trabalho para tentar evitar serem eles os que ficarão de fora.

O uso de equipes alternativas — uma mistura de atletas da base com alguns profissionais que precisam de minutagem — foi a solução encontrada para o fato de o Estadual ter começado dois dias após o fim do período de férias. Pelo regulamento, é permitido até a quinta rodada. Este ano, todos os quatro aderiram ao recurso. Mas a falta de entrosamento e de experiência os deixou em desvantagem em relação aos pequenos. Com exceção do Vasco, os outros três fazem sua pior largada após três jogos desde a adoção deste formato, em 2021.

Cada um dos quatro adotou uma estratégia diferente em relação ao uso da força máxima. O Vasco será o primeiro. Estreia seu time principal em 2025 já na próxima quinta, contra o Madureira, na Arena da Amazônia, sob o comando do técnico Fábio Carille.

Desde ontem, o Fluminense unificou os elencos. O principal, que vinha em ritmo de pré-temporada, se juntou ao do Carioca. Alguns atletas da base relacionados para as três primeiras rodadas retornaram para Xerém. Outra novidade é que o técnico Mano Menezes assume os treinamentos e a área técnica. Mas a tendência é que ele reveze as peças nas próximas duas rodadas e só leve a campo a formação 100% titular a partir do duelo com o Botafogo, no dia 29.

O Flamengo já deixou os EUA, onde fez parte de sua pré-temporada. Mas optou por dar ao elenco principal mais uma semana de treinos. Com isso, só passa a utilizar o time A no sábado, contra o Volta Redonda, no Mané Garrincha.

Último a retornar de férias devido à disputa da Copa Intercontinental, o Botafogo será o quarto grande a usar força máxima no Carioca. A previsão é de que o faça no clássico contra o Flu.


BS20250121063024.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/01/apos-mau-comeco-dos-times-alternativos-grandes-tem-menos-de-1percent-de-chances-de-irem-juntos-a-semifinal-do-carioca.ghtml

Artigos Relacionados