ESPORTES
Guia contra o Z4: do que Athletico, Grêmio e Fluminense precisam para escapar do rebaixamento
28 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboAté aqui, Atlético-GO e Cuiabá já estão matematicamente rebaixados para a segunda divisão
Até aqui, Atlético-GO e Cuiabá já estão matematicamente rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e restam as duas últimas vagas na zona de rebaixamento. Por enquanto, Bragantino e Criciúma são os times que estão no Z4, mas Fluminense, Grêmio e Athletico estão perto e fazem contas para ficarem distantes da Série B.
Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), o número mágico para evitar um possível rebaixamento pode ser a marca de 44 pontos. Hoje, a chegar nessa pontuação tem probabilidade de apenas 2,7% de risco de rebaixamento — com 47, a probabilidade de ser rebaixado é zero, de acordo com os matemáticos.
Desta forma, veja o que Fluminense, Athletico e Grêmio precisam fazer para não entrarem na zona de rebaixamento no fim do Brasileirão.
Fluminense
Para chegar aos 44 pontos, o Fluminense precisa somar mais cinco pontos nas próximas três rodadas. Ou seja, uma vitória e dois empates, ao menos. Se fizer uma pontuação menor, o tricolor terá que ligar o secador e torcer contra os seus rivais na luta contra o rebaixamento.
Se somar quatro pontos, o Fluminense precisa que: Vitória e Athletico não somem pontos, o Juventude não faça dois pontos, o Grêmio não faça três pontos, o Criciúma não faça seis pontos e o Bragantino não faça sete pontos.
Se somar três pontos, o Fluminense precisa que: o Juventude não some pontos, o Grêmio não faça dois pontos, o Criciúma não faça cinco pontos e o Bragantino não faça seis pontos.
Se somar dois pontos, o Fluminense precisa que: o Grêmio não some pontos, o Criciúma não faça quatro pontos e o Bragantino não faça cinco pontos.
Se somar um ponto, o Fluminense precisa que: o Criciúma não faça três pontos ou o Bragantino não faça quatro pontos.
Grêmio
Para chegar aos 44 pontos, o Grêmio precisa fazer três pontos nos nove que ainda restam em disputa. Se fizer uma pontuação menor, terá que torcer contra uma combinação de resultados.
Se somar dois pontos, o Grêmio precisa que: o Juventude não faça dois pontos, o Athletico não faça três pontos, o Fluminense não faça cinco pontos, o Criciúma não faça seis pontos e o Bragantino não faça sete pontos.
Se somar um ponto, o Grêmio precisa que: o Athletico não some pontos, o Fluminense não faça três pontos, o Criciúma não faça quatro pontos e Bragantino não faça cinco pontos.
Athletico
Já o Athletico, precisa somar apenas três pontos para chegar aos 44 pontos. Para isso, o time paranaense pode empatar as três partidas restantes ou ganhar uma, que já fica com um risco de rebaixamento menor. Agora, se fizer uma pontuação menor, terá que torcer contra uma combinação de resultados.
Se somar dois pontos, o Athletico precisa que: o Vitória não some pontos, Juventude não faça dois pontos, o Grêmio não faça três pontos, o Fluminense não faça cinco pontos, o Criciúma não faça seis pontos e o Bragantino não faça sete pontos.
Se somar um ponto, o Athletico precisa que: o Juventude não some pontos, o Grêmio não faça dois pontos, o Fluminense não faça quatro pontos, o Criciúma não faça cinco pontos e o Bragantino não faça seis pontos.