
CLDF cria o Prêmio Roberto Campos para valorizar empreendedorismo no DF
De iniciativa dos deputados Thiago Manzoni e Eduardo Pedrosa, a premiação visa fortalecer a economia local e incentivar novas oportunidades de negócio
Segundo ministro, ex-presidente criticou Lula após não ter conseguido reunir um grande número de pessoas em manifestação no domingo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou de ”fracasso” o ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores na avenida Paulista neste domingo.
Durante o evento de lançamento do Plano Safra 2025/26, Haddad defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de críticas feitas por Bolsonaro durante o ato na Paulista.
– Eu não posso deixar de mencionar o ataque que o senhor [Lula] sofreu do seu antecessor [Bolsonaro] nas redes sociais, que talvez tenha acordado chateado pelo fracasso do evento na paulista ontem [domingo] e resolveu lhe atacar – disse Haddad.
Segundo levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, a manifestação na capital paulista reuniu 12,4 mil pessoas em seu ápice.
O ministro disse que, ao contrário de Bolsonaro, Lula nunca pediu “anistia” a aliados políticos enquanto era julgado pelos processo da Lava Jato.
– O senhor nunca pediu para qualquer de nós petistas, um favor, uma anistia, nada disso. O senhor teve a dignidade de falar para todos nós que tivemos o privilégio de ter acesso ao senhor, de pedir justiça. Esse nem foi julgado ainda e já está pedindo perdão, pedindo anistia, fugindo do debate. Desde 2018 espero o debate com ele e ele está fugindo do debate
Haddad discursou também sobre políticas sociais do governo, como o reajuste da tabela do imposto renda, e o projeto do governo que visa isentar o pagamento do tributo para quem recebe até R$ 5 mil.
— Vamos continuar fazendo justiça social, pode gritar, pode falar, vai chegar o momento de debate, mas temos que continuar fazendo justiça social e não podemos nos intimidar — disse Haddad.
O evento foi marcado por uma tensão pela eventual judicialização por parte do governo em relação ao IOF e a tramitação do imposto de renda isento para quem ganha até R$ 5 mil. Haddad aproveitou a oportunidade para criticar Bolsonaro, ao defender a proposta do governo.
— Estão falando de aumento de imposto porque? Porque estamos fechando brechas? Fazendo o andar de cima pagar? Nós vamos continuar fechando todas as brechas, os jabutis, que no Brasil são órfãos de pai e mãe, aparecem em uma lei em geral para favorecer um grande empresário. Para tirar esse jabuti do regramento jurídico é um parto, e cada vez que a gente tira o jabuti da árvore, há uma grita de aumento de imposto. Isso não é aumento de imposto, é o mínimo de respeito com o trabalhador que paga as contas em dia.
BS20250630183031.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/06/30/haddad-diz-que-ato-de-bolsonaro-na-paulista-foi-fracasso-e-defende-lula-nunca-pediu-anistia.ghtml
De iniciativa dos deputados Thiago Manzoni e Eduardo Pedrosa, a premiação visa fortalecer a economia local e incentivar novas oportunidades de negócio
Programa comercializou 41.165 bilhetes, longe da previsão de 3 milhões. Neste ano, resultado tem caído mês a mês
A lei com essa determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, com cinco vetos
De acordo com o texto, a entrega das medalhas será feita pelo governador do DF