ECONOMIA

Haddad e Alcolumbre se reúnem nesta terça-feira para tratar prioridades na área econômica

11 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Reunião deve discutir prioridades econômicas de 2025 e esforços para evitar esvaziamento da pasta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil), se reúnem nesta terça-feira (dia 11), às 14h. A pauta econômica do governo para 2025 deverá ser um dos temas centrais do encontro.

Algumas das prioridades do governo para este ano são: o término da regulamentação da Reforma Tributária, regulamentação das big techs e ampliação da faixa de isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Alcolumbre se encontrará hoje com Haddad
Alcolumbre se encontrará hoje com Haddad — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O adiamento da votação do Orçamento de 2025 para março tem freado o avanço de outras propostas econômicas do Executivo. Com isso, o ministro da Fazenda trabalha para evitar que a pauta econômica seja enfraquecida pelo Congresso Nacional.

Semana passada

Na semana passada, ele se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), para discutir o andamento de projetos estratégicos para a economia. Durante o encontro, apresentou 25 iniciativas, das quais 15 ainda aguardam aprovação do Legislativo.

Também deve ser discutida a questão dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) que os governadores de estados endividados querem derrubar. Eles defendem a utilização do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) para reduzir a dívida estadual e buscam isentar Estados em calamidade pública, como o Rio Grande do Sul, do cumprimento do teto de gastos enquanto perdurar a crise.

Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm pressionado Alcolumbre e Motta para que o tema seja pautado.


BS20250211102308.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/02/haddad-e-alcolumbre-se-reunem-nesta-terca-feira-para-tratar-prioridades-na-area-economica.ghtml

Artigos Relacionados