Brasília Agora


BRASÍLIA

HBDF: mais de 1.200 cirurgias oftalmológicas realizadas em 2024

8 de maio, 2024 / Por: Agência Brasília

Esta terça-feira (7) marca o Dia Mundial do Oftalmologista; HBDF é o único no SUS a oferecer subespecialidades oftalmológicas específicas, como transplante de córnea

HBDF: mais de 1.200 cirurgias oftalmológicas realizadas em 2024
Foto: Jhônantan Cantarelle - Agência Saúde-DF

Dia Mundial do Oftalmologista, na terça-feira (7) uma celebração que destaca a importância desses profissionais e a vitalidade dos cuidados oculares. No Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), único no SUS a oferecer subespecialidades oftalmológicas específicas, essa data ganha ainda mais relevância.

Durante o ano de 2023, o serviço de Oftalmologia do HBDF realizou 2.030 cirurgias eletivas e 305 cirurgias de urgência e emergência. Em 2024, já foram realizadas 1.200 cirurgias eletivas e 90 cirurgias de urgência e emergência apenas nos primeiros quatro meses do ano. Quanto às consultas, em 2023 foram 21.232, número que já alcançou 7.700 entre janeiro e abril de 2024.

O chefe do Serviço de Oftalmologia do HBDF, Danillo Almeida, ressalta a importância do hospital como uma referência em cuidados oftalmológicos de alta complexidade na rede pública de saúde. “Oferecemos subespecialidades oftalmológicas como transplante de córnea, cirurgia de órbita, implante de tubo de drenagem para glaucomas avançados, cirurgia de vitrectomia (retina), entre outras; além de atendimento de urgência pelo pronto-socorro e internações”, destaca o médico.

Hospital de Base do DF é referência em cuidados oftalmológicos de alta complexidade na rede pública de saúde | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Nesta data especial, Danillo Almeida faz um apelo à população: a realização de consultas oftalmológicas periódicas é fundamental para prevenir doenças oculares que podem levar à cegueira. Ele enfatiza que medidas simples, como alimentação balanceada, bom consumo de vitaminas e uso adequado de óculos de sol, podem ser protetoras da saúde ocular. “A intenção é prevenir algumas doenças ou tratá-las precocemente para evitar complicações futuras”, conclui o especialista.

*Com informações do IgesDF