
PIB do Distrito Federal cresce 3,3% e consolida terceiro ano seguido de expansão econômica
PIB do DF alcança R$ 365,7 bilhões em 2023 e mantém maior renda per capita do país

Rede Hemo faz campanha preventiva para garantir estoques no fim de ano: uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) convoca a população para fazer doação de sangue, devido à baixa nos estoques da rede neste período de Natal e Ano Novo. Com o funcionamento em horário especial, o objetivo é garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde atendidas pelo Hemocentro.
Uma das maiores preocupações é o tipo O negativo, já em nível crítico.
“Com o fim de ano, período marcado por férias e festividades, há uma tendência de queda no número de doações, ao mesmo tempo em que a demanda por sangue aumenta devido a acidentes e outros fatores característicos da época”, explica a diretora técnica do Hemocentro, Ana Cristina Novais.
Ela faz um apelo para que a população compareça para doar.
“O processo é rápido, seguro e pode salvar até quatro vidas com uma única doação”, destaca.
Segundo Ana Cristina Novais, é importante estar atento aos requisitos para que a doação possa ser realizada pelos doadores voluntários.
“Os pontos de atenção vão desde local e hora para doação até doenças ou situações impeditivas. Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis”.

Hemocentro funciona em horário especial para garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde do Estado (Fotos: Idtech)
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra a covid-19 é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.
Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática podem efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação.
Os voluntários à doação que tiverem diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, podem doar após 10 dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade podem doar sangue sete dias após o último contato.
Hemocentro Coordenador (Goiânia)
30/12 – Aberta das 8h às 18 h para atendimento a doadores e pacientes
31/12 – Fechada (véspera de Ano Novo)
1°/1 – fechada (Ano Novo)
Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu, e Quirinópolis (interior)
30/12 – Abertas das 8h às 18h para atendimento a doadores e pacientes
31/12 – Fechadas (véspera de Ano Novo)
1°/1 – Fechadas (Ano Novo)
Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

PIB do DF alcança R$ 365,7 bilhões em 2023 e mantém maior renda per capita do país

Aprovado pelo Senado com apoio da oposição, o PL 1.546/2024 dá fim aos descontos associativos nos benefícios do INSS; objetivo é proteger de fraudes os aposentados e pensionistas

DF tem 48% da população do sexo masculino; Novembro Azul chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem

No domingo, ônibus terão reforço de viagens para atender aos candidatos do Enem
