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O modelo da extinta escuderia Brawn foi utilizado pelo piloto brasileiro Rubens Barrichello na temporada 2009
Carro de Fórmula 1 inesquecível da escuderia Brawn GP, utilizado na temporada 2009, e adquirido pelo piloto Jenson Button em processo contra a Mercedes, será leiloado pela casa Bonhams, no Leilão de Miami, nos Estados Unidos, no dia 03 de maio. O modelo é um dos três únicos chassis produzidos pela equipe e causou uma revolução no design da principal categoria do automobilismo mundial. O lance inicial ainda não foi divulgado.
O chassi 001/01 foi construído para o piloto brasileiro Rubens Barrichello, que terminou a temporada em terceiro lugar na classificação geral de pilotos. Enquanto o 001/02 ficou sob comando do britânico Jenson Button, campeão do Campeonato Mundial de pilotos, vencendo seis das 17 corridas disputadas naquele ano. A dupla também garantiu o título do Campeonato de Construtores para escuderia inglesa.
Mesmo com o sucesso meteórico, a equipe terminou a temporada com sérios problemas financeiros sendo comprada pela gigante Mercedes. A marca já havia fornecido os motores para Brawn naquela temporada, e depois da transação ficou com dois dos três carros da equipe, o 001/01 e o 001/03 (reserva). O mais bem-sucedido 001/02, pilotado por Button, ficou com Ross Brawn, fundador da Brawn GP.
A transação envolvendo as escuderias não deu conta de uma cláusula no contrato entre o piloto britânico Jenson Button e a Brawn. Segundo o texto, caso o piloto fosse campeão mundial pela equipe, ele ficaria com um dos carros utilizados ao longo da temporada. No entanto, como dito anteriormente, as duas marcas dividiram os três chassis entre elas “esquecendo” de Button.
Assim, em 2010, o caso foi levado até o Tribunal Superior de Londres, que decidiu a favor do piloto e obrigou a Mercedes a entregar o modelo 001/01, utilizado por Barrichello. O brasileiro venceu dois Grandes Prêmios e subiu no pódio outras quatro vezes com o carro. No total, conquistou 77 pontos.
A economia mundial foi atingida por uma crise em 2008, entre diversas multinacionais afetadas, entre elas a Honda. Dessa forma, a empresa japonesa resolveu encerrar o projeto da equipe na Fórmula 1, após dois anos de fracasso na categoria. Assim, para que Jenson Button, Rubens Barrichello e centenas de funcionários não ficassem desempregados muito rapidamente, o chefe da equipe, Ross Brawn, resolveu arriscar e comprou o espólio do time.
Experiente, o agora dono da escuderia, conseguiu uma parceria com a Mercedes para receber os motores v8 dos alemães. Mesmo assim, a Brawn GP ainda estava financeiramente muito abaixo das rivais na Fórmula 1 e encontrava métodos para deixar seu carro mais competitivo.
Foi neste momento que, astuto, Ross Brawn identificou no regulamento do ano que nada o impedia de colocar um difusor “duplo” no chassi. Dessa forma, melhorou o fluxo de ar na parte traseira do veículo e adquiriu um desempenho surpreendente. O sucesso na pista e na engenharia fez gigantes como Ferrari e McLaren reorganizarem seus projetos.
Além do talento nas pistas, Jenson Button é conhecido no universo dos automóveis pela sua paixão pelos veículos motorizados. Ao longo dos anos, se tornou um colecionador de respeito, tendo na sua garagem desde um pequeno Smart, até um imponente McLaren P1 de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,9 milhões na cotação atual do euro).
Mas jornais da Inglaterra e Europa, relataram nos últimos anos que ele está se desfazendo de alguns modelos. Entre eles, está um Porsche Carrera GT e um 911 Turbo. Não se sabe se o britânico passa por problemas financeiros, mas no ano passado ele se desfez do icônico Brawn GP 001/01.
Agora, o atual proprietário procurou a casa de leilões Bonham’s para se desfazer do veículo. A empresa utilizou suas redes sociais para fazer o anúncio oficial do leilão que ocorrerá no dia 3 de maio, em Miami.
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