Brasília Agora
Brasília Agora


SAÚDE

HMIB recebe visita de delegação mexicana

13 de fevereiro, 2023

O governo mexicano desembarcou em Brasília com suas atenções voltadas para a saúde pública. A visita técnica foi planejada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial […]

HMIB recebe visita de delegação mexicana
O trabalho desenvolvido pela equipe do HMIB é reconhecido internacionalmente - Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

O governo mexicano desembarcou em Brasília com suas atenções voltadas para a saúde pública. A visita técnica foi planejada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para apresentar as experiências e sucessos no Brasil referentes à implementação de boas práticas relacionadas ao parto humanizado.

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) foi o ponto focal da visita ao Distrito Federal. Recebidos pela diretora de Atenção à Saúde da unidade hospitalar, Andreia Araújo, as representantes da Secretaria da Saúde do Governo Federal do México, Karla Berdichevsky Feldman, diretora geral do Centro Nacional de Equidade de Gênero e Saúde Reprodutiva, e Bianca Fernanda Vargas Escamilla, diretora de Atenção Materna e Perinatal, puderam conhecer as instalações que prestam assistência médica integral e integrada às gestantes, em atendimento pré-natal e puerpério, e seus filhos.

“A visita vai beneficiar muito os dois países, porque o objetivo é, justamente, proporcionar esse intercâmbio de ideias, experiências e de conhecimento em relação ao parto humanizado e aos bancos de leite”, ressalta Adriano Tavares, assessor Internacional em Saúde da Família e Comunidade no Escritório da Opas/OMS México, que acompanhou e organizou a visita.

Tavares avalia ainda que o encontro gera a oportunidade de colaboração contínua entre as nações, para aprendizado e fortalecimento do cuidado da saúde materna e perinatal, da promoção e proteção da amamentação e da prevenção da mortalidade.

A diretora Andreia Araújo se alegrou ao ver o trabalho árduo da equipe servir de exemplo e ser reconhecido internacionalmente: “O Hmib é um hospital de referência distrital no cuidado materno-infantil e a gente fica muito contente de poder representar a rede de saúde do DF e apresentar a nossa realidade e a nossa estrutura. A experiência com certeza será muito significante”.

Representando a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, e a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Eddi Sofia, estiveram a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno, Miriam Santos; a chefe da Assessoria de Redes de Atenção à Saúde, Andrielle Haddad; a referência técnica distrital (RTD) de Ginecologia Obstetrícia da SES-DF, Marta de Betânia; e a chefe do Banco de Leite de Taguatinga, Valcilene Pinheiro; assim como representantes do Grupo Condutor Central da Rede Cegonha no DF.