
CBF anuncia Carlos Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira
Treinador italiano começa no cargo ainda neste mês
Durante o evento, receberão moção de louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento de Estradas e Rodagem, Departamento de Trânsito e Defesa Civil Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza na próxima segunda-feira (6) sessão solene para render homenagem às …
Durante o evento, receberão moção de louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento de Estradas e Rodagem, Departamento de Trânsito e Defesa Civil
Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza na próxima segunda-feira (6) sessão solene para render homenagem às mulheres que fazem parte das forças de segurança pública do DF. Por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PL), a reunião tem início previsto para 14h30 no plenário e contará com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3, além do canal no YouTube.
O evento acontece na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e será uma forma escolhida pelo parlamentar para reconhecer o papel fundamental de cada uma delas nos órgãos em que atuam, além de fomentar a presença feminina nas instituições de segurança.
O distrital, que tem como uma de suas principais bandeiras a segurança pública, destaca a importância de promover esse tipo de evento e mostrar a força da mulher em um setor que, há anos, era essencialmente masculino. “Hoje, as mulheres exercem as mais diversas especialidades dentro de suas instituições. Isso representa a democratização e modernização da estrutura dos órgãos de segurança, confirmando que as mulheres possuem capacidade para ocupar todos os cargos”, enfatizou Roosevelt Vilela.
Durante o evento, receberão moção de louvor mulheres que integram o Corpo de Bombeiros (CBMDF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Polícia Penal (PPDF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Defesa Civil. Compondo a mesa da sessão solene, estarão presentes uma representante de cada força de segurança.
Até a década de 1980, as forças de segurança eram essencialmente ocupadas por homens. Entretanto, as transformações na sociedade e novas concepções da administração pública criaram condições para que as mulheres pudessem ocupar o seu espaço.
Atualmente, não se trata mais de uma função apenas de homens. Muitas mulheres trabalham em áreas operacionais, realizando patrulhamento ostensivo e fiscalizatório, enquanto outras cumprem a missão em delegacias e unidades prisionais ou desempenham função de comando e gestão. Vale destaque para uma mulher em especial, a atual Comandante-Geral do CBMDF, coronel Mônica, que chegou ao cargo mais alto de sua corporação em fato inédito na história do país.
* com informações da assessoria do deputado Roosevelt Vilela
Agência CLDF
Treinador italiano começa no cargo ainda neste mês
Candidatos serão selecionados com base na nota de uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); há vagas para 17 cursos superiores
Levantamento inédito faz parte do Atlas da Violência
Programação visa à conscientização sobre promoção do aleitamento materno e doação de leite humano