
3ª edição do concurso Sabor de Escola tem premiação de até R$ 15 mil
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Amanhã, às 11 horas, a horta comunitária do Condomínio Crixás IV receberá visita de uma comitiva formada por pessoas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, do Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), instituições responsáveis pela iniciativa Agendas Municipais de Agricultura Urbana …
Amanhã, às 11 horas, a horta comunitária do Condomínio Crixás IV receberá visita de uma comitiva formada por pessoas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, do Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), instituições responsáveis pela iniciativa Agendas Municipais de Agricultura Urbana e Periurbana.
O Crixás IV faz parte de um complexo de prédios de apartamentos construídos em São Sebastião (DF), no âmbito do projeto habitacional Minha Casa Minha Vida e foi direcionado a beneficiários que integram a faixa de renda 1. A horta comunitária é uma iniciativa social concebida para produzir alimentos frescos e ajudar a garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias, mas também é instrumento importante de interação social entre moradores. E além disso, nas hortas são promovidas ações de formação profissional de jardineiros capacitados para a implantação e gestão de hortas orgânicas domiciliares.
Já foram implantadas hortas nos condomínios Crixás I, Crixás 3 e Crixás 4. A principal peculiaridade das hortas é que, além de serem orgânicos, seus canteiros foram construídos elevados em relação ao chão, o que garante conforto ergonômico a todos os moradores, principalmente aos idosos, e acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais, inclusive cadeirantes. Brevemente será iniciada a construção de hortas com as mesmas características nos demais condomínios do complexo.
A iniciativa é financiada pela CAIXA, e as famílias que participam da ação são mobilizadas e organizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). O Instituto Brasil Adentro (IBA) é o gestor do projeto, e contratou a microempresa Horta Linda, que é um negócio de propósito social e ambiental para conceber e executar o projeto. A startup pesquisou materiais duráveis e disponíveis na própria cidade de São Sebastião e consultou a Norma Brasileira NBR-9050, que garante a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A altura dos canteiros e o distanciamento entre eles foram definidos de acordo com as orientações desta Norma.
Profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede pública do DF devem se inscrever até 31 de agosto
Jornada da Mulher Trabalhadora oferece qualificação com aulas na Candangolândia; inscrições vão até 24 de agosto
Interrupção temporária visa a garantir a segurança das equipes durante o trabalho
Lançada nesta terça (19), a terceira edição da iniciativa vai beneficiar mais 100 mulheres em situação de vulnerabilidade, apostando na economia circular e na ressocialização