
UBSs do DF passam a oferecer exame inovador de prevenção do câncer de colo do útero
Teste molecular aumenta as chances de cura por meio do diagnóstico precoce realizado com a identificação de 14 genótipos do HPV
Centro obstétrico é reconhecido por avanços na equipe médica e na experiência das pacientes
Na terça-feira (17), representantes do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) visitaram o centro obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), referência para a região do Entorno Sul. A visita teve como objetivo verificar a escala da equipe médica plantonista e avaliar as condições de trabalho no setor.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), responsável pela administração da unidade, vem investindo na qualificação da saúde materno-infantil. Só no primeiro semestre de 2025, 19 novos ginecologistas obstetras foram contratados para reforçar a equipe multidisciplinar do hospital e ampliar a capacidade de atendimento.
“Estamos vivendo um novo momento na obstetrícia do hospital, mantendo o padrão de excelência e o compromisso com as pacientes que nos procuram”, afirma Manoel Augusto Ribeiro Alves, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HRSM.
“Hoje, conferimos que são entre cinco e sete profissionais por turno. Segundo esses profissionais, isso melhorou bastante as condições de trabalho e, como consequência, a qualidade do atendimento às pacientes”, destacou o vice-presidente do SindMédico-DF, Carlos Fernando da Silva.
A médica Janaína Cristina dos Reis Machado, que foi diretora clínica do HRSM nos anos 2023 e 2024, também participou da visita. Durante a gestão dela, foram mapeadas as principais maternidades públicas do país em busca das melhores práticas para qualificar o atendimento.
“Hoje observamos menos reclamações e atendimento para todas as pacientes, mesmo nos dias mais cheios. Os desfechos clínicos melhoraram em todos os sentidos”, relata.
Os avanços também se refletem na percepção das usuárias. Em abril, 119 pacientes responderam à pesquisa de satisfação do hospital. O centro obstétrico alcançou 65,2 pontos no Net Promoter Score (NPS), índice classificado como zona de qualidade. O levantamento avalia toda a jornada das gestantes e puérperas, da chegada ao pós-parto, e reforça que a experiência no HRSM tem se tornado cada vez mais acolhedora e resolutiva.
*Com informações do IgesDF
Teste molecular aumenta as chances de cura por meio do diagnóstico precoce realizado com a identificação de 14 genótipos do HPV
Hospital Regional de Taguatinga vai realizar procedimentos do Hospital Regional de Samambaia durante período de reforma
Ação, que faz parte da campanha anual de prevenção da raiva em cães e gatos, complementa o atendimento oferecido durante todo o ano nos postos fixos da rede pública
EUA cancelam vistos da filha e da esposa do ministro Alexandre Padilha País já revogou vistos de outros brasileiros ligados ao Mais Médicos