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Uma das 43 unidades escolhidas em todo o país, o Hran vai participar da iniciativa Lean nas Emergências, que visa melhorar o fluxo de atendimentos
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está entre as 43 unidades selecionadas no país para o oitavo ciclo do projeto Lean nas Emergências. A iniciativa – que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) – busca otimizar fluxos de atendimento e contribuir para a qualidade e para uma gestão eficaz.
A seleção dos hospitais ocorre por meio de diversos critérios, como número de leitos, portas abertas para atender pacientes do SUS, perfil de atendimento, área de abrangência e importância na rede.

Na primeira etapa do projeto, gerentes e diretores dos locais selecionados participaram da formação teórica do Grupo de Alta Performance (GAP) em emergência. “Foi excelente tanto para conhecer realidades semelhantes à nossa quanto para termos certeza de que é possível melhorar”, avalia a diretora do hospital, Mariana Alcazas.
“Esperamos reforçar a visão da equipe de que cada integrante é responsável ativo do plano terapêutico de cada paciente”Aline Leão, supervisora do pronto-socorro da clínica médica do Hran
A unidade já recebeu dois consultores do hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo, uma das unidades de excelência que participam do projeto, para diagnóstico detalhado do funcionamento da emergência, giro de leitos e fluxo do pronto-socorro. Participaram do processo a especialista de processos Suzan Oliveira e o médico consultor Vinícius Menezes. Em paralelo, servidores de áreas estratégicas do hospital passaram por uma capacitação, envolvendo conceitos básicos e ferramentas práticas para aprimorar processos com base em tempo e valor.
“A iniciativa mostra que é possível ter uma melhora contínua e entrega de valor no cuidado do paciente do SUS”, afirma a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hran, Janine Montefusco. Para ela, a seleção é uma oportunidade de lidar com desafios, como a capacidade de atendimento da emergência, e de assegurar mais qualidade e assistência a pacientes do DF.
Concluído o diagnóstico, é iniciada a fase de implementação das medidas. Com duração média de seis meses, nesta etapa, uma dupla de consultores visita o hospital selecionado para capacitar as equipes, identificar oportunidades e apoiar as mudanças, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, que adota processos simplificados para diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade.
“Esperamos reforçar a visão da equipe de que cada integrante é responsável ativo do plano terapêutico de cada paciente. A ideia é melhorar a comunicação da equipe multidisciplinar”, reforça a supervisora do pronto-socorro da clínica médica do Hran, Aline Leão.
As atividades são desenvolvidas com o objetivo de promover a autonomia dos profissionais de saúde, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, com chegada ao local correto, recurso correto e no tempo correto. O projeto Lean nas Emergências pode ser resumido, desta forma, em salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.
O Proadi foi criado em 2009 para apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
Atualmente, reúne hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão. Cerca de 750 projetos foram executados de 2009 a 2022 com a transferência de expertise dos hospitais de excelência em temáticas de saúde.
Para a iniciativa Lean nas Emergências, uma equipe integrada faz a pré-seleção dos hospitais conforme distribuição das unidades da Federação e a adequação às necessidades. A comissão é formada por representantes do Ministério da Saúde, do Proadi-SUS, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems), além de consultores do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness).
*Com informações da Secretaria de Saúde

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