Brasília Agora
Brasília Agora


SAÚDE

Hospital que cuida de jovem com a ‘pior dor do mundo’ vai oferecer tratamento gratuito para 50 pacientes com a mesma doença

15 de julho, 2024 / Por: Agência O Globo

Diagnóstico repercutiu com o caso de Carolina Arruda, que após mais de 10 anos convivendo com neuralgia do trigêmeo decidiu buscar a eutanásia na Suíça

Hospital que cuida de jovem com a ‘pior dor do mundo’ vai oferecer tratamento gratuito para 50 pacientes com a mesma doença
Carolina Arruda, de 27 anos, sofre com 'a pior dor do mundo'. — Foto: Arquivo Pessoal

A Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas, em Minas Gerais, vai oferecer tratamento gratuito para 50 pacientes que vivem com a ‘pior dor do mundo’, como é conhecido o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo. A oferta será possível por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas e a Faculdade Sinpain, além do recebimento de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Luizinho (PT-MG).

A doença repercutiu após o caso de Carolina Arruda, de 27 anos, que viralizou ao compartilhar seu desejo de buscar a eutanásia na Suíça após mais de 10 anos lidando com o neuralgia do trigêmeo. A estudante de Medicina Veterinária, moradora da cidade mineira de Bambuí, foi internada na Santa Casa de Alfenas na semana passada, onde tentará novamente algumas opções de tratamento.

A neuralgia do trigêmeo afeta cerca de 4,3 pessoas a cada 100 mil e é conhecida pelas dores crônicas e excruciantes. Ao Globo, o diretor do hospital e presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Carlos Marcelo de Barros, contou que um paciente uma vez descreveu a ele a dor como “colocar um ferro quente no rosto e deixar ele ali”.

— A neuralgia do trigêmeo é uma doença no nervo trigêmeo, nós temos um de cada lado na face. Em 90% dos casos é causada por conflito vascular, uma artéria que, por má formação, encosta no nervo e o desmieliniza, levando-o a funcionar de maneira disfuncional — explicou o médico, especialista em dor, e continuou:

— Geralmente ela acomete somente um dos ramos do nervo e apenas um dos dois nervos da face. Mas o caso da Carolina é ainda mais raro porque ela é jovem, tem um quadro bilateral, ou seja, acomete os dois nervos, e porque é nos três ramos de cada nervo. É muito difícil, muito sofrido — continua.

As opções de tratamento, que podem envolver rizotomias (colocar uma agulha junto ao nervo para realizar uma intervenção), terapias implantadas ou procedimentos neurocirúrgicos, têm resultados variáveis, explica. Em muitos casos, pode aliviar as queixas, de forma temporária ou permanente. Mas Carolina, por exemplo, já tentou algumas terapias e não teve melhora.

Os pacientes que terão acesso gratuito ao tratamento — que hoje não é ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) — serão selecionados a partir de “critérios exclusivamente clínicos e sociais, como idade, tempo de doença, condição clínica geral do paciente, intensidade dos sintomas e vulnerabilidade econômica”, diz o hospital em nota. Por isso, não serão incluídos pacientes que tenham planos de saúde.

Para solicitar o tratamento, os pacientes devem enviar os seguintes documentos para o e-mail [email protected]:

  • Documento de Identidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovação da condição clínica, através de laudo médico e exames recentes;

Carta assinada pelo secretário de saúde do município de origem se comprometendo ao fornecimento de transporte, hospedagem e outras despesas não médicas na cidade de Alfenas/ MG;

Relatório assinado por assistente social comprovando condição econômica.

Após a seleção dos pacientes, a equipe da Santa Casa entrará em contato para agendar consultas on-line com a equipe médica e, se confirmada a indicação, o paciente terá o procedimento marcado.


BS20240715174648.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/07/15/hospital-que-cuida-de-jovem-com-a-pior-dor-do-mundo-vai-oferecer-tratamento-gratuito-para-50-pacientes-com-a-mesma-doenca.ghtml