
GDF realiza vacinação antirrábica itinerante neste sábado
Ação, que faz parte da campanha anual de prevenção da raiva em cães e gatos, complementa o atendimento oferecido durante todo o ano nos postos fixos da rede pública
Hospital Regional de Taguatinga vai realizar procedimentos do Hospital Regional de Samambaia durante período de reforma
Após registrar 298 cirurgias somente no mês de junho, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) se prepara para ampliar o número de procedimentos. O objetivo é absorver os procedimentos que seriam realizados no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que nos próximos 45 dias passa por processo de revitalização no seu centro cirúrgico.
“Temos seis salas de cirurgia no HRT, sendo uma dedicada a procedimentos de emergência e três usadas para cirurgias eletivas, mantendo as demais como reserva. Temos a capacidade de ampliar e conseguimos absorver os procedimentos realizados em Samambaia”, explica o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, André Luiz de Queiroz. No HRSam, o ritmo de cirurgias era de, em média, quatro por semana.
À frente da Gerência de Assistência Cirúrgica do HRT, a médica Thalita Rassi destaca a capacidade das equipes. “Realizamos procedimentos em 16 especialidades, com destaque para oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia”, detalha. Na sala dedicada às emergências, ocorrem até sete cirurgias em um período de 12 horas, dependendo da demanda. Nos próximos 45 dias, servidores do HRSam também vão reforçar o efetivo para garantir o atendimento dos pacientes.
De acordo com o superintendente da Região Sudoeste de Saúde, a reforma no Hospital Regional de Samambaia não vai alterar a dinâmica de atendimento no pronto socorro do HRT. “O HRSam não tem pronto socorro. Há a emergência obstétrica, sendo que a revitalização não envolve este setor, com os atendimentos continuando normalmente. Pelo contrário: abrimos mais uma sala no local, subindo de seis para sete”, afirma.
No HRT, a gestão de leitos permite ainda reduzir a pressão sobre o pronto socorro quando há aumento repentino de demanda. Nesta semana, por exemplo, 20 leitos de clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes que estavam no pronto socorro. “O hospital tem ampla capacidade de atendimento e dedicamos os leitos conforme as necessidades dos setores”, acrescenta Thalita Rassi.
A revitalização no centro cirúrgico do HRSam vai ampliar em até 50% a capacidade do setor. As atuais três salas passarão por melhorias e outras duas serão ativadas. Já a sala de recuperação passará de quatro para seis leitos. Na obstetrícia, o número de salas de parto subiu de seis para sete. No HRT, a UTI pediátrica acaba de ser expandida de quatro para seis leitos.
A Região de Saúde Sudoeste (que envolve Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras, Samambaia, Recanto das Emas, Água Quente e Taguatinga) também é foco de novos investimentos do Governo do Distrito Federal. O futuro Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) terá 100 leitos distribuídos entre clínica médica (60), clínica pediátrica (30) e UTI pediátrica (10). A estrutura vai incluir seis consultórios, sendo dois no ambulatório geral e quatro na emergência pediátrica, além de um centro cirúrgico com duas salas de cirurgia.
Também serão construídas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. A população dessas Regiões Administrativas também conta com os serviços das demais unidades da rede, incluindo novos hospitais e UPAs em fase de planejamento e construção.
Ação, que faz parte da campanha anual de prevenção da raiva em cães e gatos, complementa o atendimento oferecido durante todo o ano nos postos fixos da rede pública
EUA cancelam vistos da filha e da esposa do ministro Alexandre Padilha País já revogou vistos de outros brasileiros ligados ao Mais Médicos
Ações vão reforçar a rede de proteção integrada com atualização do protocolo de feminicídio, criação de um sistema único, melhoria do acesso à informação dos casos e priorização à assistência mental às vítimas
Detran-DF fará intervenções em vias do Eixo Monumental, Paranoá, Parque da Cidade, Planaltina e Setor de Hotéis e Turismo Norte