DESTAQUE

Hospital Regional de Taguatinga vai ampliar capacidade do centro cirúrgico

16 de agosto, 2025 | Por: Humberto Leite-Agência Saúde DF

Hospital Regional de Taguatinga vai realizar procedimentos do Hospital Regional de Samambaia durante período de reforma

Após registrar 298 cirurgias somente no mês de junho, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) se prepara para ampliar o número de procedimentos. O objetivo é absorver os procedimentos que seriam realizados no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que nos próximos 45 dias passa por processo de revitalização no seu centro cirúrgico.

“Temos seis salas de cirurgia no HRT, sendo uma dedicada a procedimentos de emergência e três usadas para cirurgias eletivas, mantendo as demais como reserva. Temos a capacidade de ampliar e conseguimos absorver os procedimentos realizados em Samambaia”, explica o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, André Luiz de Queiroz. No HRSam, o ritmo de cirurgias era de, em média, quatro por semana.

À frente da Gerência de Assistência Cirúrgica do HRT, a médica Thalita Rassi destaca a capacidade das equipes. “Realizamos procedimentos em 16 especialidades, com destaque para oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia”, detalha. Na sala dedicada às emergências, ocorrem até sete cirurgias em um período de 12 horas, dependendo da demanda. Nos próximos 45 dias, servidores do HRSam também vão reforçar o efetivo para garantir o atendimento dos pacientes.

Rede de unidades de saúde é articulada de forma complementar. Pacientes atendidos em um hospital podem ser referenciados para outro, conforme a necessidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Pronto socorro e internação

De acordo com o superintendente da Região Sudoeste de Saúde, a reforma no Hospital Regional de Samambaia não vai alterar a dinâmica de atendimento no pronto socorro do HRT. “O HRSam não tem pronto socorro. Há a emergência obstétrica, sendo que a revitalização não envolve este setor, com os atendimentos continuando normalmente. Pelo contrário: abrimos mais uma sala no local, subindo de seis para sete”, afirma.

No HRT, a gestão de leitos permite ainda reduzir a pressão sobre o pronto socorro quando há aumento repentino de demanda. Nesta semana, por exemplo, 20 leitos de clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes que estavam no pronto socorro. “O hospital tem ampla capacidade de atendimento e dedicamos os leitos conforme as necessidades dos setores”, acrescenta Thalita Rassi.

Revitalização da UTI pediátrica do HRT possibilitará a expansão de quatro para seis leitos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Aumento da capacidade

A revitalização no centro cirúrgico do HRSam vai ampliar em até 50% a capacidade do setor. As atuais três salas passarão por melhorias e outras duas serão ativadas. Já a sala de recuperação passará de quatro para seis leitos. Na obstetrícia, o número de salas de parto subiu de seis para sete. No HRT, a UTI pediátrica acaba de ser expandida de quatro para seis leitos.

A Região de Saúde Sudoeste (que envolve Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras, Samambaia, Recanto das Emas, Água Quente e Taguatinga) também é foco de novos investimentos do Governo do Distrito Federal. O futuro Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) terá 100 leitos distribuídos entre clínica médica (60), clínica pediátrica (30) e UTI pediátrica (10). A estrutura vai incluir seis consultórios, sendo dois no ambulatório geral e quatro na emergência pediátrica, além de um centro cirúrgico com duas salas de cirurgia.

Também serão construídas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. A população dessas Regiões Administrativas também conta com os serviços das demais unidades da rede, incluindo novos hospitais e UPAs em fase de planejamento e construção.

Artigos Relacionados