BRASÍLIA

Hotel Social do DF ultrapassa a marca de 30 mil acolhimentos em cinco meses

14 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

O espaço reforça o enfrentamento da situação de rua, com foco na reinserção social e construção de autonomia dos acolhidos

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Desde a inauguração, em julho de 2025, o Hotel Social já acolheu 30.793 mil pessoas em situação de rua, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), responsável pelo equipamento. A unidade oferece 200 vagas pernoite para homens, mulheres, crianças e idosos, além de espaço para receber os animais de estimação das pessoas acolhidas.

Em funcionamento das 19h às 8h, os visitantes contam com um ambiente confortável, camas para dormir, espaço para guardar pertences, tomar banho e duas refeições: jantar e café da manhã. A biblioteca comunitária inaugurada em novembro destaca os espaços de interação e convívio social que contribuem para a autonomia e a construção de vínculos. A unidade está localizada no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

“O Hotel Social representa o fortalecimento da Política Distrital para a População em Situação de Rua. Um espaço pensado para acolher e garantir a dignidade assegurada por lei a essas pessoas. O equipamento é a principal porta de entrada para políticas públicas de longa duração voltadas a quem vive em extrema vulnerabilidade. Ultrapassar a marca de 30 mil atendimentos confirma a importância desse espaço e a confiança dessas pessoas depositada em nosso governo”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, enalteceu a atuação da unidade inédita no DF e a importância dela no processo de saída das ruas dos acolhidos nos pernoites.

Em funcionamento das 19h às 8h, os visitantes contam com um ambiente confortável, camas para dormir, espaço para guardar pertences, tomar banho e duas refeições: jantar e café da manhã | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O Hotel Social tem cumprido o papel de ser mais uma porta de entrada para garantir a dignidade das pessoas em situação de rua e transformar suas vidas. De lá, pessoas já conseguiram emprego, outras foram acolhidas em uma de nossas casas de acolhimento, outras foram encaminhadas para comunidades terapêuticas… Ou seja, o Hotel Social também tem nos ajudado a entender melhor esse público tão heterogêneo no sentido de termos soluções diferentes para os variados problemas que apresentam”, pontuou Ana Paula.

Pets

Desde sua criação, o abrigo conta com um canil para receber os pets dos acolhidos, e nos primeiros cinco meses em funcionamento, já recebeu mais de 500 pets das pessoas em situação de rua. O espaço foi pensado para atender as demandas dos acolhidos que utilizam o serviço e precisam acomodar seus animais de estimação em segurança enquanto descansam.

Os cidadãos que desejarem ajudar e contribuir para o funcionamento do Hotel Social podem participar realizando doações de livros, roupas e itens de higiene, entregues diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

Artigos Relacionados

Transforma DF: inscrições para estágio vão até segunda (19)